MBA DIREITO DO


 

 

 

AGRONEGÓCIO

Direito do

Agronegócio

SOBRE O

PROGRAMA

Aprofundamento da doutrina, análise da legislação e jurisprudência aplicáveis à prática, e estudos de caso.
 

O Corpo Docente promove um ambiente reflexivo e sistêmico gerando um aprendizado multiexperiencial, integrando as diversas áreas que compõem o mercado jurídico do agronegócio.

 

Diferenciais
 

DIREITO DO AGRONEGÓCIO- A Especialização conta com uma série de módulos envolvendo todos os aspetos jurídicos do agronegócio.
 

ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO- Módulo focado na economia, mercado de capitais e commodities agropecuárias.
 

CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO- Módulo que aborda contabilidade e controladoria no agronegócio.
 

SIMULADORES DE REALIDADE- Simuladores que substituem as provas e TCC.

Como será a experiência dos alunos?

O programa favorece o trabalho conjunto de professores e alunos para conceituação, implementação e análise de resultados de cada um. Sendo assim os encontros mensais ocorrem em formato real timing, onde o professor expõe de forma conceitual os assuntos e sugere atividades avaliativas. Com a resolução das atividades os alunos verão o conhecimento sendo aplicado na prática. 

Para quem?
Advogados e profissionais diretamente ligados ao segmento do direito agrário ou que tenham o desejo de se inserir no setor, pretende ampliar seus conhecimentos e se tornar um especialista.


Pré-requisitos
Graduação em áreas afins.

CONHEÇA

OS MÓDULOS

Módulo #01

Princípios Constitucionais Aplicados ao Agronegócio

O que prevê a constituição a respeito de normas e legislações ligadas ao agronegócio, e qual sua influência.

Módulo #02

Contratos na Cadeia Produtiva do Agronegócio

O que prevê as normas e termos contratuais para o Agronegócio.

Módulo #03

Aspectos Tributários do Agronegócio

As legislações relacionadas à parte tributária do Agronegócio.

Módulo #04

Direito Agrário

Legislações, normas e toda a parte jurídica do sistema agrário.

Módulo #05

Direito Registral e Notarial no Agronegócio

As normas complexas que referem-se aos registros de imóveis rurais e garantem eficácia, publicidade, autenticidade e segurança.

Módulo #06

Liderança e Gestão Sistêmica de Equipes

As mais modernas técnicas e ferramentas para liderança sistêmica e gestão de equipes.

Módulo #07

Direito Ambiental e Tratados Internacionais

O conjunto de princípios jurídicos e de normas jurídicas voltado à proteção jurídica da qualidade do meio ambiente.

Módulo #08

Políticas Públicas e Sustentabilidade do Agronegócio Brasileiro

Os mecanismos que envolvem uma cultura de sustentabilidade na agricultura brasileira, e as políticas públicas relacionadas.

Módulo #09

Direito Trabalhista e as relações de Trabalho no Agronegócio

As legislações trabalhistas e as relações de trabalho dentro do agronegócio.

Módulo #10

Financiamento Rural e Seguro Agrícola

O que prevê a legislação e a parte contratual para financiamento rural e seguros agrícolas.

Módulo #11

Economia do Agronegócio, Mercado de Capitais e Commodities

A economia no agronegócio e como a bolsa de valores pode influenciar na vida de empresários rurais.

Módulo #12

Governança Corporativa e Compliance em Agronegócio

O conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é administrada, com foco nas empresas do agronegócio.

Módulo #13

Agritec´s, Inovação, Pesquisa e Biotecnologia Aplicada

As novas tecnologias e inovações e como podem impactar positivamente no futuro do agronegócio.

Módulo #14

Princípios Contábeis e Controladoria no Agronegócio

Os princípios da contabilidade e controladoria para o agronegócio.

Módulo #15

Jogos de Agronegócio

Com os Jogos de Gestão você poderá se livrar do velho TCC e experimentar os conhecimentos recebidos em um ambiente de realidade simulada. Aprendendo, na prática, os aspectos de gestão de fazendas e empresas do agronegócio.

GOOGLE FOR EDUCATION

As soluções do Google para a Educação criam uma infraestrutura avançada que mantém o funcionamento de nossas comunidades de aprendizado. 

 

Com elas a Faculdade FGI pode acelerar as análises e interações, sempre, trabalhando de forma perfeitamente integrada, unindo departamentos, conjuntos de dados, alunos e professores.

Enfim, todos podem colaborar com facilidade, segurança e eficácia.

G-suite.png

APLICATIVO PARA ALUNOS

O APP funciona como um portal onde os alunos podem ver suas notas em uma solução totalmente integrada com o departamento acadêmico, secretaria,  financeiro e demais departamentos.

O sistema possibilita a integração direta entre a Faculdade e seus alunos, que passam a ter acesso direto e em tempo real às informações necessárias para gerir sua rotina educacional. 

 

Essa solução traz mais produtividade e agilidade na palma da mão!

SPONTE.png

METODOLOGIA SíNCRONA

As aulas síncronas em formato digital são aquelas em que há a participação do aluno e professor no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual.

 

A interação não é apenas um requisito de conclusão, pois os professores sempre solicitam a colaboração dos alunos que podem ainda surgir, tirar dúvida e fazer apresentações ao educador em tempo real.

O principal benefício desta modalidade é a praticidade para interagir e aprender com a mesma qualidade do presencial.

Estudante de faculdade

MINHA BIBLOTECA

Nossos alunos contam com a melhor solução digital de livros e e-books com amplo acervo multidisciplinar. Essa grande parceria com a Minha Biblioteca fornece a todos os docentes os títulos de um poderoso consórcio formado pelas principais editoras de livros técnicos e científicos do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

 

O acervo, em português, atende à bibliografia de todos os nossos cursos de Graduação e Pós-graduação tudo isso rodando em uma plataforma prática e inovadora que pode ser usada em computadores, tablets e smartphones.

Desta forma nossos alunos não precisam investir pesado em livros referenciados por nossos professores.

BUSINESS GAMIFICATION

Com a utilização de simuladores desenvolvidos para o meio empresarial, os alunos participam da concepção e gestão de negócios como: lojas de departamento, bancos, empresas do agronegócio e mais.

A produção, comercialização e gestão na plataforma engloba várias áreas além de produzir relatórios robustos para a tomada de novas decisões.

Com os Jogos de Gestão você poderá se livrar do velho TCC e experimentar os conhecimentos recebidos em um ambiente de realidade simulada.

gamification.png
AdobeStock_100784174-1024x537.jpeg

COM DURAÇÃO DE MENOS

1 ANO E MEIO

AULAS MENSAIS

Sábado e Domingo

AO VIVO COM EXPERIÊNCIA 100% DIGITAL

15

17

400

MÓDULOS
MESES
HORAS AULA

50

ALUNOS POR TURMA

 

COORDENADORA

Adriana Ferreira

Coordenadora do MBA Direito do Agronegócio

Doutoranda pela Universidade Americana, Mestrado Executive International pelo IPOG, Especialista em Liderança Integral e Gestão Organizacional, Especialista em Consultoria e Gestão de Grupos pela PUC - Goiás, Especialista em Direito Administrativo e Especialista em Contabilidade Pública pela Academia de Polícia do Estado de Goiás e Graduada em Direito pela PUC - Goiás.

 

NOSSOS

PROFESSORES

Foto oficial.jpg

Karine Aparecida Oliveira Dias Eslar

Governança Corporativa e Compliance em Agronegócio

Advogada com formação e experiência em direito empresarial, especialista em compliance com certificação pela UCEMA –Universidad del Cema – Buenos Aires - Argentina. Mestre em Direto, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possui curso de interpretação das normas ISO 19600 e 37001 pela Bureau Veritas/IEL e Curso em compliance pelo INSPER. Professora do curso de extensão da PUC-GO em compliance e lei anticorrupção, Coordenadora do curso de pós-graduação em Compliance, riscos e lei anticorrupção pelo Instituto Monte Pascoal. Palestrante sobre temas legais e compliance, tendo ministrado aulas de direito na Faculdade Cambury, unidade Goiânia, bem como na Universidade de Buenos Aires - UBA para o curso de tradutor público em língua portuguesa. Especialização latu sensu em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela PUC/Goiás. Exerceu a Presidência da Comissão da Mulher Advogada da OAB/GO na gestão 2010/2012. Foi conselheira do Conselho Estadual da Mulher/GO.

Imagem de Kleber D. Ferretti.jpg

Kleber Destefani Ferretti

Políticas Públicas e Sustentabilidade do Agronegócio

Mestrado em Agronegócio, pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás (com estudos voltados para agronegócio, agricultura familiar, sustentabilidade, políticas fundiárias e políticas de créditos); Pós-Graduação Lato Senso em Direito Constitucional Aplicado, na Faculdade de Direito Profº. Damásio de Jesus; Pós-Graduação Lato Senso em Direito Civil e Empresarial com ênfase em contratos, na Faculdade de Direito Profº. Damásio de Jesus; Bacharel em Direito, pela Instituição de Ensino Superior de Rio Verde-GO; Curso de Extensão Técnica de Capacitação para mediador-arbitral, conciliador-arbitral e juiz árbitro, pela 2ª Corte de Conciliação e Arbitragem – 2CCA, de Rio Verde-GO. Atualmente é Conciliador-árbitro da Câmara de Arbitragem e Mediação, da Associação Comercial e Industria de Rio Verde-GO; e Pesquisador do Sindicato dos Peritos Federais Agraristas, referente ao desenvolvimento rural e investimentos financeiros. Possui conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Sustentabilidade e Arbitragem.

IMG_4723.JPG

Fernanda Chaveiro

Direito Agrário

Fernanda Chaveiro da S. Franco. Graduada em Direito (PUC-GO), Mestre em Agronégocio (UFG) e Doutoranda em Agronegócio (UFG). Advogada e Professora atuante nas áreas: Direito Agrário, Direito Ambiental, Direito Empresarial e Contratos. 

Foto Prof Gustavo .jpg

Gustavo Alcântara

Aspectos Tributários do Agronegócio

Mestrando em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG), aprovado em 3.o lugar. Advogado, atuante em Direito Civil e Processo Civil, Direito Tributário e
Processo Tributário, Direito Digital (LGPD), Direito das Startups e Direito do Agronegócio. Sócio-fundador do escritório Alcântara & Arruda Sociedade de Advogados.
Professor de Graduações (Direito e Administração), Pós-graduações e MBA (Direito, Gestão em Agronegócio, Contabilidade e Logística) e Cursos Preparatórios. Ex-assessor
Jurídico Parlamentar da Câmara dos Vereadores de Goiânia/GO.

Prof Adriana Carvalho (1).jpg

Adriana Antunes de Carvalho

Agritec´s, Inovação, Pesquisa e Biotecnologia Aplicada

Graduada em Engenheira de Alimentos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás,
Especialista em Gestão e Engenharia da Produção Industrial pelo IPOG e Mestre em Nutrição e
Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós
Graduação em Inovação Farmacêutica da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência em
captação, elaboração e execução de projetos de inovação em parceria com o setor produtivo
nas áreas de meio ambiente, química, cosméticos, construção civil e alimentos.

WhatsApp Image 2021-08-17 at 10.58.45.jpeg

Fabrizio Bon Vecchio

Direito Registral e Notarial no Agronegócio

Advogado, Parecerista e Professor Universitário. Doutorando em Ciências Jurídicas pela Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA-AR) e cursa o Master en Cumplimiento Normativo en Materia Penal pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM-ES). Possui Especialização em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal (ESMAFE-BR)/ Universidade de Caxias do Sul (UCS-BR), Pós-graduação em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Maastricht-Campus Bruxelas (UM-NL), Especialização em União Bancária e Regulação Financeira em Portugal e na União Europeia pela Associação de Estudos Europeus de Coimbra da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (AEEC/UC-PT)/ Instituto de Direito Bancário da Bolsa e dos Seguros (BBS-PT), Especialização em Compliance e Direito Penal pelo Instituto de Direito Penal Econômico Europeu da Universidade de Coimbra (IDPEE/UC-PT) e Aperfeiçoamento em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa (UNL-PT). Presidente do Instituto Ibero-americano de Compliance (IACC), Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados e Novas Tecnologias da Associação Brasileira de Advogados- ABA, Membro da Comissão Nacional de Compliance da Associação Brasileira de Advogados/ABA, Membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados-CDAP-OAB/RS, Membro da Comissão Especial de Compliance-CECOM-OAB/RS e Membro da Comissão Especial de Proteção de Dados e privacidade da OAB/RS. É Membro Acadêmico Associado da Academia Brasileira de Direito Civil-ABDC, Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul/IARGS Membro do Conselho Editorial e Revisor do Periódico científico Jornal Jurídico-J2 (PT) e Membro do Conselho Editorial da Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP-E3 (PT) e  Investigador no Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas – CIISAL (PT).  É professor convidado do LLM em Direito dos Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), do Pós LLM em Lei Geral de Proteção de Dados da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) , da Especialização em Direito dos Contratos e da Responsabilidade Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), da Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e da graduação em Direito e da Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Também é professor convidado da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira (UMA) e do Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL). É titular da Vecchio Sociedade de Advocacia, tendo atuação principalmente nas áreas Extrajudicial, Consultiva, Tributária, Societária, Contratual, LGPD, Governança, Compliance, Novas Tecnologias, Notarial e Registral, Prevenção à Lavagem de Capitais e Anticorrupção.

João Ricardo Oliveira

Direito Ambiental e Tratados Internacionais

É Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo Especialista em Filosofia pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e é Licenciado em Letras com habilitação Português/Inglês pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Atuou no Governo do Estado de Minas Gerais nas áreas da agricultura, de relações internacionais e da educação. Prestou serviços de gerenciamento de eventos para a International Coffee Organization (ICO) vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Já no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) atuou na área de gestão de projetos e consultorias para micro e pequenas empresas. Atualmente é aluno de doutorado em Administração. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração do Agronegócio, atuando principalmente nos seguintes temas: transmissão de preços e riscos em mercados agropecuários, comércio exterior, meio ambiente, cooperativismo e ações coletivas, políticas públicas e desenvolvimento regional.

Carlos Solé

Economia do Agronegócio, Mercado de Capitais e Commodities no Agronegócio

Professor universitário com especialização em Práticas Pedagógicas; formado em Administração de Empresas e agente autônomo de investimento na Vertente Capital. Ao longo de sua vida profissional trabalhou em instituições bancárias como Banco Santander Banespa S/A na função de Gerente Sala de Ações, Banco Personnalité Itaú S/A na função: Gerente Contas Pessoa Física Alta Renda e Jurídica; Bank Boston Banco Múltiplo S/A, na função de Gerente Contas Pessoa Jurídica-Boston Empresa; Unibanco – União Bancos Brasileiros S/A na função de Gerente Contas Pessoa Jurídica – Segmento Corporate; Banco Nacional S/A na função Gerente Contas Pessoa Jurídica – Segmento Corporate. Além de competências na área administrativo-financeira com: originação, estruturação e captação de recursos junto ao Mercado de Capitais; Investimentos no mercado financeiro (renda fixa, renda variável, mercados derivativos e mercados futuros); Planejamento estratégico. 

Alecssandro

Princípios Constitucionais Aplicados ao Agronegócio

Graduado na área de Ciências Agrárias em Engenharia Agronômica pela Universidade
Federal de Viçosa – UFV/MG (1990). Magister Science em Zootecnia pela
Universidade Federal de Viçosa – UFV/MG (1995). Doctor Science em Zootecnia pela
Universidade Federal de Viçosa – UFV/MG (2000). Diretor – Pesquisador do Instituto
Melon de Estudos e Pesquisas (1998/2000). Professor de Instituições de Ensino
Superior (2000). Diretor Executivo da empresa MODELO AGROPECUÁRIA
ASSESSORIA TÉCNICA (1997), atuando na área de Agronomia, Zootecnia e
Administração do Agronegócio, com ênfase em exigências nutricionais e produção de
ruminantes e gestão do agronegócio. Membro do Conselho de Engenharia e
Agronomia do Estado de Minas Gerais (CREA-MG). Na área das Ciências Aplicadas é
graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2014). Membro da Ordem
dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB/GO). Foi membro da Comissão da
Advocacia Jovem da OAB/GO (2013-2015). Atuou como Coordenador do Núcleo de
Pesquisa Criminal da Faculdade Cambury (NUPESCRIMP). É docente no Curso de
Direito das Faculdades Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps) e Faculdade
Lions (FacLions).

Juliano Santana

Contratos na Cadeia Produtiva do Agronegócio

Advogado e Professor universitário. Conselheiro da OAB/GO triênio 2019/2021. Doutorando em Ciências Jurídicas
pela Universidade Autônoma de Lisboa. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (início em 2014 - término em 2015). Pós-Graduado em Direito Civil e
Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Pós-Graduado em Direito do Trabalho
e Direito Processual do Trabalho pela Universidade Federal do Estado de Goiás. Graduado em Direito pela Pontifícia
Universidade Católica de Goiás (término em 2009), com graduação também em Comunicação Social - Habilitação em
Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás (término em 2000). Assessor jurídico da vice-presidência da
Assembleia Legislativa do Estado de Goiás desde 2011. Advogado atuante em diversas áreas com enfoque em
Direito Desportivo, Direito Civil, Direito do Trabalho e Direito Empresarial. Professor do curso de Direito da
Faculdade Lions. Professor do curso de Direito da FANAP (Faculdade Nossa Senhora Aparecida). Professor do curso
de Direito da FacUnicamps - Faculdade Unida de Campinas. Professor de Pós-Graduação da Faculdade Lions.
Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da FANAP (Faculdade Nossa Senhora Aparecida). Vice-presidente da
Comissão de Mediação e Conciliação da OAB/GO triênio 2019/2021. Membro da Comissão de Direito Empresarial da
OAB/GO Triênio 2019-2021. Secretário Adjunto da Comissão de Direito Bancário da OAB/GO Triênio 2016-2018.

Richardy Santos

Direito Trabalhista e as Relações de Trabalho no Agronegócio

Advogado desde fevereiro de 2015, especialista em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro/RJ (julho de 2015 à abril de 2017). Estagiário, egresso de processo seletivo público, do Excelentíssimo juiz Dr. Carlos Luiz Damacena, da 11ª Vara Cível da Comarca de Goiânia/GO – TJGO (junho de 2012 até janeiro de 2013). Estagiário, egresso de processo seletivo público, do Excelentíssimo desembargador Dr. Breno Medeiros (atual ministro do TST) da 2ª Turma Recursal do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (janeiro de 2013 até setembro de 2013). Estagiário, egresso de processo seletivo público, do Cartório Eleitoral da 147ª Região do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (setembro de 2013 até dezembro de 2014). Sócio-fundador do escritório Santos & Alcântara Sociedade de Advogados (2015-2019). Eletricista plantonista noturno no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage – HUGOL (2015-2016) admitido por processo seletivo público realizado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG (junho de 2015 à abril de 2016). Assessor parlamentar do vereador Anderson Sales, na Câmara Municipal de Goiânia/GO (janeiro de 2017 até julho de 2017). Proprietário do escritório Richardy Santos & Advogados Associados (setembro de 2019 até o presente). Livre docente em diversas instituições de ensino (maio de 2017 até o presente), especialmente em cursos de graduação em Direito, Administração de Empresas e Ciências Contábeis.