Os produtos agrícolas são a base do desenvolvimento econômico no Brasil e no mundo, isso porque são mercadorias indispensáveis ​​para a sobrevivência humana. Por serem tão importantes, são negociados como ativos financeiros, embora cada unidade de medida se refira a bens físicos. Ou seja, por exemplo, quando você compra ou vende unidades de soja, não está negociando o produto em si, mas o valor de mercado.

O que são commodities agrícolas?

A tradução literal de commodity é mercadoria. Sendo assim, as commodities agrícolas são aqueles artigos primários e homogêneos advindos das lavouras. Entretanto, não são todos produtos advindos do campo que são denominados assim.

Para considerar um produto como uma commodity, ele deve ser negociado na bolsas de valores e mercadorias em todo o mundo através da compra e venda e, para atingir esse objetivo, o produto deve ter um alto valor comercial e/ou estratégico.

Como exemplo, podemos mencionar a soja: cultivada e vendida como grão, sendo assim, um produto homogêneo, que possui alto valor no mercado internacional e que passou a ter certa importância estratégica para o Brasil, uma vez que é um dos principais produtos exportados pelo país e, dessa forma, é um dos principais responsáveis por alavancar a economia brasileira.

Outra característica das commodities é de terem seu preço definido pelo mercado internacional. Ou seja, é a bolsa de valores que determina o quanto valem as commodities, baseando-se na oferta e demanda das ações destes produtos homogêneos. Quanto maior é a oferta de ações das commodities, menor é o seu preço, ou mesmo inversamente, quanto maior é a demanda por essas ações, maior é o seu preço.

Além disso, as commodities agrícolas apresentam uma outra característica fundamental: a partir delas, podem ser fabricados diversos outros produtos. É o caso da soja, milho, trigo e algodão. Já outras são tão largamente consumidas que, até mesmo tendo bens substitutos, seus mercados continuam gigantescos, como é o caso do café e suco de laranja.

Negociação de commodities agrícolas na bolsa

De acordo com a Capital Research, hoje, as commodities agrícolas negociadas na Bolsa de Valores são:

Boi Gordo;

Café Arábica 4/5;

Café Arábica 6/7;

Açúcar Cristal;

Etanol Hidratado;

Etanol Anidro;

Soja;

Milho;

Petróleo;

Ouro

Esse tema é bastante relevante e por isso é abordado com mais especificidade no MBA Gestão Estratégica do Agronegócio Síncrono. A FGI entrega todo o conteúdo com qualidade e excelência para que a vida profissional dos alunos cheguem a patamares diferenciados de sucesso.


Aprender coisas novas nos diferencia das outras pessoas. Cada um possui uma bagagem de conhecimento e referências que carrega consigo durante a vida. A notícia boa é que essa bagagem nunca se enche por completo, sempre estamos aptos a aprender. Quando falamos de carreira profissional, um ensino de qualidade muda tudo, nos dá direcionamento, experiência e aptidão para o mercado de trabalho.

Hoje vamos falar sobre ensino superior e destacar as faculdades em Jataí. Fique com a gente!

UNA

A faculdade Una possui mais de 50 anos de presença quando se trata de ensino superior e conta com 20 unidades espalhadas pelo Brasil, inclusive em Jataí. Possui uma lista diversificada de cursos oferecidos e formas facilitadoras de financiamento e ingresso.

CESUT

CESUT - Centro de Ensino Superior de Jataí possui cursos de graduação e pós graduação e conta com uma infraestrutura completa para os diversos cursos da grade. Oferece amplas opções de ingresso e investe em projetos solidários, tais como doação de sangue e atendimento psicológico.

UFJ

A UFJ - Universidade Federal de Jataí, possui uma variedade enorme de cursos gratuitos, mas o ingresso depende da aprovação no Sisu por meio do ENEM. Oferece, tanto para os acadêmicos quanto para a população, serviços sociais, entre eles: centro de línguas, clínica de fisioterapia e hospital veterinário. Sua estrutura é completa e moderna, oferecendo qualidade em todos os âmbitos para os alunos.

FGI

A FGI - Faculdade de Gestão e Inovação oferece graduações de Gestão Comercial e Ciências Contábeis. Além disso, oferece também pós graduações e MBAs presenciais e online onde o aluno tem a liberdade de escolher qual modalidade se adequa mais a sua realidade.

Pós-graduações presenciais:

MBA Gestão Estratégica do Agronegócio;

MBA Banking e Mercado de Capitais;

MBA Gestão de Pessoas, Liderança e Desenvolvimento Organizacional;

MBA Excelência Humana;

MBA Gestão Estratégica de Empresas.

Pós-graduações online:

MBA Gestão Estratégica do Agronegócio;

MBA Banking e Mercado de Capitais;

MBA Negócios Online e Marketing Digital.

Seu objetivo maior é construir uma instituição de ensino capaz de unir: ótima experiência do aluno, novos conhecimentos e ampliação do potencial realizador de cada acadêmico. Ou seja, entregar um ambiente que possa alavancar a carreira dos profissionais através da capacitação e qualificação.

A faculdade conta com um acervo digitalizado com diversos bancos de conteúdo voltados para pesquisas, entretenimento e estudo e com avaliações institucionais para aprimorar o trabalho realizado.

Além disso, para incentivar um canal aberto de interações, a FGI possui uma ouvidoria, espaço de diálogo com toda a comunidade FGI: funcionários, estudantes, ex-estudantes, famílias, vizinhos e comunidade em geral,

​Ainda no âmbito social, os alunos podem contar com o NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico, que é constituído por um psicólogo disponível para acompanhar a comunidade acadêmica ao longo da graduação e pós-graduação, acolhendo dúvidas, ansiedades, favorecendo o desenvolvimento pessoal, social, cultural, auxiliando o indivíduo para uma participação efetiva na vida acadêmica.

Já a infraestrutura atende com qualidade e tecnologia todos os cursos, possibilitando mais conforto e agilidade no processo de aprendizagem. Como meios de ingresso na graduação, existem três opções: vestibular digital, ENEM e transferência.

A FGI está sempre ao lado dos alunos e preza pelo desenvolvimento, aprendizado e especialização ao entregar cursos atuais, completos e didáticos durante a formação acadêmica.


O ano de 2020 tem colocado a sociedade mundial diante de muitas incertezas. A principal medida de enfrentamento da pandemia do coronavírus tem sido a redução da circulação de pessoas e de mercadorias, o que impõe limites às atividades econômicas de países afetados, com consequente diminuição das trocas comerciais.

Além disso, mesmo usando táticas personalizadas, como o revezamento de abertura do comércio, as vendas tenderam a cair muito. A causa disso é que muitas pessoas perderam seus empregos e, consequentemente, diminuíram o consumo.

Com isso, a economia deu uma recuada significativa neste ano, o que atingiu muitas empresas, principalmente as de médio e pequeno porte. Muitos empresários se viram com a necessidade de desligar seus colaboradores, e uma grande quantidade chegou até a falir.

Dualidade em um mesmo cenário

De acordo com o levantamento do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas, divulgado pela CNN, pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa também mostra que 30% dos empresários tiveram que buscar empréstimos para manter seus negócios, mas o resultado não tem sido positivo: 29,5% destes empreendedores ainda aguarda uma resposta das instituições financeiras e 59,2% simplesmente tiveram seus pedidos negados.

Mas, depois de três meses desde que a doença chegou ao Brasil, empresas grandes e conhecidas também estão sofrendo com as consequências. A Azul, companhia aérea brasileira, precisou demitir mais de mil funcionários, o equivalente a 7% do seu quadro de colaboradores.

Em contrapartida, algumas grandes companhias estão aproveitando o cenário para levantar recursos e isso só é possível por conta da alta liquidez dos mercados. É o caso da Vale que levantou US$ 1,5 bilhão no mercado externo com a emissão de títulos de dívida.

De qualquer forma, em um contexto regido pelo capitalismo, de um lado um ganha enquanto outros perdem. E mesmo em uma pandemia, cenário caótico e de incertezas, é possível encontrar oportunidades de crescimento. No entanto, esses acontecimentos são exceções, o esperado é que muito mais empresas não consigam sobreviver e sofram as consequências desse momento.

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Sala 610 A e 614 B

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães