top of page

5 áreas para empreender no Agronegócio


O agronegócio é um dos segmentos mais importantes da economia brasileira e movimenta milhões de reais todos os anos. Mesmo sendo um mercado considerado tradicional e conservador, cada vez mais os empresários envolvidos com a agricultura e a pecuária percebem a necessidade de modernização.


Isto permite que se mantenham competitivos e atendam às exigências dos consumidores. Esse cenário faz com que surjam diversas oportunidades para quem deseja empreender no setor. Mas quais áreas são possíveis para empreender no agronegócio? No texto de hoje, vamos apontar cinco delas. Continue com a gente


Empresas agrícolas

As empresas agrícolas são definidas como os locais onde o estabelecimento é usado para criar animais, cultivar e colher plantas ou fertilizantes, para venda ao público em geral, a empresas de varejo ou estabelecimentos de atacado.


Cada empresa agrícola possui diferentes requisitos de recursos. Esses recursos incluem terra, trabalho, obrigações financeiras, entre outros. Essas empresas também possuem níveis associados específicos de risco e potencial de receita.


Fabricantes de sucos

Um outro modo de empreender é através da fabricação de sucos. O mercado se movimenta para atender o consumidor preocupado com a composição nutricional do que bebe e os empreendedores encontram nichos de mercado ao desenvolver produtos que combinam sabor natural e benefícios à saúde.


Frigoríficos

O frigorífico, abatedouro ou planta de abate são denominações dadas ao local onde se realiza uma série de operações controladas e devidamente monitoradas, que envolvem a recepção, descanso pré-abate, pendura, atordoamento, sangria, escaldagem, depenagem, retirada da cabeça e pés, evisceração, resfriamento e gotejamento das carcaças.


Após isso, as partes retiradas (vísceras, gordura e carcaças) são encaminhadas para linhas de produção (bancadas - mesas de inox) para atendimento de especificações, podendo ser obtida a carne (na forma de carcaças inteiras ou seus cortes e vísceras comestíveis) ou derivados. No Brasil, os frigoríficos costumam ter bastante sucesso, embora existam grandes concorrentes no país.


Produtoras de rações

O Brasil é um dos líderes na fabricação de rações — o país ocupa o terceiro lugar no cenário mundial e é o grande produtor da América Latina. A indústria de rações segue em franca expansão, como reflexo tanto do crescimento populacional, quanto do aumento no consumo de proteína.


Esse cenário causou a expansão de setores de alimentos, como avicultura, suinocultura, bovinocultura etc. Além disso, a busca pelo bem-estar animal está alimentando a procura por avançados no setor, o que pode ser uma oportunidade quando se trata de empreender.


Atacadistas

Um distribuidor que vende produtos a um varejista. Um atacadista venderá seu produto em grandes quantidades aos varejistas, permitindo que o varejista tire vantagem de um preço mais baixo do que se comprasse itens individuais.


O atacadista normalmente compra produtos direto do fabricante, mas também pode comprar de um revendedor. Em ambos os casos, o atacadista obtém grandes descontos para comprar grandes quantidades de mercadorias. O atacadista raramente está envolvido na fabricação real de um produto, concentrando-se na distribuição. Como intermediadoras, obtêm lucros muitas vezes exorbitantes.




WhatsApp.svg.webp
bottom of page