5 carreiras promissoras em 2022


O cenário é positivo para quem está em busca de colocação profissional em 2022. Pesquisas realizadas pelo Fórum Econômico Mundial apontam que pelo menos 133 milhões de novas vagas deverão surgir, todas elas em razão do avanço tecnológico que tem alterado de forma constante a dinâmica das relações trabalhistas. Mas quais serão as carreiras mais promissoras no próximo ano? No texto de hoje, vamos abordar cinco delas.


Videomaker

A profissão de videomaker se tornará progressivamente indispensável em qualquer negócio. Isso porque o vídeo tem a capacidade de encantar e contar histórias de uma maneira mais pessoal. Além disso, tem uma didática que facilita a aprendizagem, característica essencial para transmitir a mensagem que sua empresa deseja.


Desenvolvedor de softwares e aplicativos

A demanda de profissionais para o desenvolvimento de softwares e aplicativos tem aumentado conforme o avanço da tecnologia. São especialistas em falta no mercado e que precisam ser capacitados para diferentes linguagens da programação. Essa área deverá apresentar enorme crescimento nos próximos anos juntamente com a de desenvolvimento de games.


Especialistas em segurança da informação e proteção de dados

A segurança das plataformas digitais é um assunto que está em pauta no Brasil desde 2020, com o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em um cenário que só cresce digitalmente, as ameaças são mais recorrentes e é preciso garantir que os dados das empresas não sejam vazados ou utilizados de maneira indevida.


Por isso, há grande demanda por suporte e por implantação de uma infraestrutura tecnológica eficaz para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Em paralelo, também oferecerão esse suporte os profissionais de direito e advogados que atuem com crimes cibernéticos e com a proteção de dados, especialmente com a necessidade de adequação à LGPD. O Direito Digital é um campo muito promissor e conversa com diversas outras áreas.

Profissionais de marketing digital

Para alavancar as vendas, o setor de marketing agora conta com a ajuda dos dados para fazer apostas mais certeiras e influenciar diretamente o seu público-alvo. Com isso, a busca por profissionais dessa área aumenta, mas com foco naqueles que possuem fluência digital, olhos treinados para encontrar tendências e saibam lidar com esse número enorme de informações.


Desde a produção de um conteúdo de interesse até a visibilidade em canais de busca e redes sociais e a conversão em futuros clientes, há espaço para diferentes profissionais. Da mesma maneira, especialistas em e-commerce, também passam a ser demandados para a impulsão das lojas digitais das empresas.

Gente e Gestão

Com a evolução tecnológica do RH, os profissionais de Gente e Gestão começam a ser demandados nas empresas. O objetivo da profissão é maximizar o fator humano na empresa, sem perder de vista a preocupação com a eficiência operacional. Empresas que investem em profissionais focados em Gente e Gestão têm um grande diferencial competitivo, uma vez que assumem uma gestão de pessoas menos genérica e mais personalizada. A FGI possui uma Especialização voltada para esse segmento, para saber mais clique no botão abaixo: