7 motivos que vão te ajudar a entender o porquê de fazer uma pós-graduação

Quem quer se destacar no mercado de trabalho não pode parar de estudar. O curso superior é apenas a primeira etapa de formação — profissionais que almejam crescer na carreira devem buscar uma qualificação a mais. No texto de hoje, vamos falar mais sobre o porquê de investir em uma especialização.


Duração reduzida dos cursos

Os cursos de pós-graduação lato sensu têm duração reduzida e estipulada em horas. Ou seja, enquanto em uma graduação você leva de 4 a 6 anos para se formar e obter o seu diploma, em uma especialização ou MBA você levará, geralmente, entre 9 e 18 meses. Isso acontece justamente porque ambas as modalidades são voltadas para quem já está ativo no mercado, precisa investir na continuidade da própria formação e, em muitos casos, dispõe de pouco tempo livre devido à rotina de trabalho.


Valoriza o currículo

Não é novidade para ninguém a alta competitividade no mercado de trabalho. Os recrutadores recebem inúmeros currículos e somente os candidatos mais bem qualificados são selecionados para as próximas etapas dos processos seletivos. Dessa forma, ter um curso de especialização ou MBA vai destacar o seu currículo, trazendo, portanto, uma vantagem competitiva.


Desenvolvimento de novas habilidades

Um curso de pós-graduação proporciona o desenvolvimento de habilidades como a oratória, a criatividade, a proatividade, a liderança, a autoconfiança, entre outras, que serão extremamente úteis no seu cotidiano de trabalho, especialmente em momentos de criação de projetos, reuniões com colegas e atendimento ao público.


Oportunidade de assumir novos cargos

Fazer uma especialização ou um MBA é um investimento indispensável para a sua ascensão profissional e, consequentemente, para ter a oportunidade de assumir cargos estratégicos dentro da organização na qual atua. Isso porque os cursos proporcionam a você adquirir conhecimento técnico, conquistar novas competências e desenvolver habilidades fundamentais para se dedicar a novos desafios na carreira.


Retorno financeiro da pós-graduação

As pós-graduações permitem que os profissionais sejam melhor remunerados. De acordo com os dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial, conduzida pela Catho Educação, o investimento em cursos de qualificação pode impactar diretamente o salário dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos.


No caso de profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%. Segundo o levantamento, em cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos, que possuem pós-graduação ou MBA em comparação aos que não possuem essa formação, é de 47,2%.


Mais oportunidades de emprego

Outro ponto que também chama a atenção para os benefícios da pós-graduação é em relação aos cargos oferecidos para profissionais com esse nível de formação. Segundo o site VAGAS, 70% das oportunidades de emprego para essas pessoas são para atuar como pleno, sênior ou em supervisão e coordenação da empresa.


Ampliação da rede de contatos

Por fim, não podemos deixar de citar que você também ampliará a sua rede de contatos, que podem fornecer informações importantes sobre contratações em grandes companhias, apresentá-los a grandes nomes e figuras importantes da sua área, investir em projetos com você, oferecer oportunidades exclusivas de emprego, indicá-lo para vagas (inclusive, fora do país) e por aí vai. Portanto, o período de realização do curso é um excelente momento para você apostar na sua capacidade de socializar, criar conexões e aperfeiçoar o seu networking.


E você? Tá esperando o que para garantir todos esses benefícios na sua carreira? Vem pra FGI! Aqui, você encontra as pós-graduações com conteúdos completos e inovadores que mesclam teoria e prática. Clique aqui e saiba mais.