A comercialização digital de commodities agrícolas


Comprar, vender e negociar commodities agrícolas sempre foi um trabalho complicado. Excesso de complexidade, morosidade, imprevisibilidade e falta de confiabilidade eram as dificuldades enfrentadas durante anos pelos produtores rurais e tradings que tentavam controlar suas atividades comerciais.


Somado a todas estas incertezas, as operações sempre exigiam uma equipe numerosa, grande volume de documentação e o domínio cirúrgico de detalhes que podiam comprometer todo o processo comercial. Uma verdadeira saga para conseguir dar check em todos os passos até que a compra ou venda fosse, de fato, concluída.


No entanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento de startups que trouxeram inovações ao processo, as negociações de commodities podem ser comercializadas de forma digital, facilitando o encontro entre compradores e fornecedores. A ideia é oferecer uma alternativa para o agricultor e o pecuarista ofertarem seus produtos ao mercado brasileiro de forma prática, efetiva e sem custo de instalação ou movimentações.


Não apenas os produtores e tradings podem se beneficiar com a comercialização digital, mas todos os agentes envolvidos na comercialização de commodities agrícolas, como despachantes, transportadores, certificadores de peso, entre diversos outros. Todos esses profissionais têm a possibilidade de fazerem comercialização e fazer consultas, enviar e receber arquivos, entre outras coisas.


As startups estão adentrando ao mercado de forma completa, entregando soluções práticas para pequenos, médios e grandes produtores rurais; cooperativas; empresas de todos os portes comercializadoras de grãos e outros players do setor, como as indústrias de alimentos.


Essa nova era facilita a vida de quem antes precisava passar por um processo lento e incerto de negociação. Sendo assim, a comercialização digital oferece ao agronegócio tecnologia de ponta para a interação do setor, otimizando tempo, reduzindo custos e permitindo que a negociação seja feita do próprio aparelho celular. Uma inovação que vai alcançar todos os cantos do país.

whatsapp-logo-1.png