top of page

A Contabilidade e o Controle de Custos

A contabilidade, de modo geral, é extremamente importante para a empresa e, sem ela, não é possível manter o negócio em atividade. Desde a declaração patrimonial até o preço dos produtos, usa-se dos cálculos contábeis.


Desse modo, mesmo que na sua empresa tenha um contador responsável pelas declarações da receita, é imprescindível que haja um controle de custos para orientar nas decisões diárias. Isto é, uma gestão empresarial de sucesso sempre deve se basear em dados, por isso necessita da contabilidade de custos.


Com ela será possível responder a perguntas importantes, como o que será preciso investir na produção de um produto ou serviço, por quanto ele deve ser vendido, qual será a meta mensal de venda e qual será o lucro alcançado. Além de auxiliar nas decisões de custos indiretos.


Podemos afirmar que, essa é a área que coleta, classifica e registra os dados operacionais da organização, e deve tratar de todos os gastos na produção de bens ou serviços, mesmo os indiretos. Pois, os dados gerados, servirão para o controle da situação atual da empresa e para o planejamento do futuro.


A contabilidade de custos é um método eficiente de analisar todos as despesas de uma companhia, permitindo a identificação de falhas, possíveis melhorias e a tomada de decisões com base em dados concretos.


A contabilidade de custos vai poder demonstrar por quanto um produto precisa ser vendido para poder gerar lucro para uma empresa. Isto é, todo custo de produção envolvido para produção de algo.


Por exemplo, para produção de um anel, um joalheiro precisa de matérias-primas como metal e de uma pedra preciosa. Mas além desses custos, há os custos indiretos, como: energia, ferramentas, tempo de trabalho e tempo de pesquisa.


Todos esses custos estão envolvidos com a produção do anel. Por isso, o objetivo da contabilidade de custos é achar o Custo de Produção do Período, também conhecido como CPP. Desta forma, chegar mais próxima do valor de produção.


A FGI oferece a Graduação em Ciências Contábeis que, durante os 4 anos, leva em consideração todas as inovações educacionais e da carreira do futuro profissional em contabilidade.​​ O programa é voltado para profissionais e futuros profissionais que têm como desafio trabalhar a contabilidade nas suas diversas especificações, tais como: planejamento contábil comercial, industrial, rural, bancário e público; auditoria e análise contábil. Acesse aqui e saiba mais.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page