top of page

A economia em Jataí


Jataí foi constituída no período de expansão do gado, em um movimento que ocorreu da região leste do Brasil em direção à região oeste. Este movimento foi composto, principalmente, por colonizadores mineiros e paulistas. O primeiro núcleo de povoamento iniciou-se após 1837, sendo denominado de Paraíso. Elevada à categoria de vila em 1882 desmembrou-se do município de Rio Verde.

O nome Jataí foi atribuído ao município em 1885. No início do processo de colonização predominava a busca pelo ouro, contudo, a região do sudoeste goiano apresentava uma riqueza natural que propiciou o desenvolvimento de atividades agrícolas, e, Jataí está, atualmente, entre os municípios do estado que se destacam na produção agropecuária. No texto de hoje, vamos estudar um pouco mais sobre a economia dessa cidade.

Economia em Jataí

Jataí está entre as principais economias do estado de Goiás. Detém o 6º maior PIB entre os municípios goianos com R$45.964,21 (27% de todo PIB estadual) e tem uma forte atuação na atividade agropecuária. O município possui o segundo maior Valor Adicionado da Agropecuária no estado e o quinto lugar no país, sendo esta participação expressiva pelo uso da tecnologia de ponta.

Entre as atividades desenvolvidas no setor, destacam-se a produção de milho e soja (1º lugar em ambos, sendo responsável por mais de 1% da safra nacional da soja ) e tem o 8º e 2º maiores efetivos de bovinos e de suínos do estado, respectivamente.

Também se destaca na produção industrial, posicionando-se em 11º lugar entre os municípios industriais goianos, cujos destaques são o segmento de produção de alimentos e bebidas e de produção de etanol e açúcar.

Entre as empresas destacam-se a Raízen Energia, com processamento de cana de açúcar e uma unidade de oleaginosas da Louis Dreyfus. A atividade de construção civil também se mostra importante, sendo reflexo do dinamismo da economia, que também in uencia o comércio, com destaque para os ramos atacadistas e varejistas.

Dada sua estrutura produtiva o município de Jataí apresenta uma boa infraestrutura para negócios, além de ser bem servido por agências bancárias.

Jataí apresenta um importante fluxo de comércio exterior, relacionado, principalmente, à atividade agrícola e o seu saldo comercial é, normalmente, superavitário. A exportação de milho e soja representou, em 2015, mais de 85% do total municipal, tendo como principais destinos a China, Coréia do Sul e Japão. As importações do município têm um fluxo também relacionado à agricultura com o predomínio de adubos e fertilizantes. Estes têm mais de 80% de participação e os principais países fornecedores são Rússia e China.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page