A importância da saúde mental no ambiente de trabalho


O trabalho é uma atividade importante para a manutenção da autoestima e da saúde mental dos indivíduos, mas também pode ser uma fonte de ansiedade e outros distúrbios psicológicos.


Cobranças excessivas, desorganização no ambiente empresarial, falta de benefícios e medo da demissão estão entre os principais fatores que podem contribuir para a deterioração da saúde mental dos funcionários. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a importância da saúde mental dentro do ambiente de trabalho.


A Saúde Mental é definida pela OMS como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.


Em outras palavras, é o equilíbrio do estado psicológico, cognitivo e emocional. Desta forma, a pessoa poderá ter a capacidade de administrar diversas situações, sejam elas positivas ou negativas, com controle emocional e comportamental sem prejudicar a si e aos outros. No entanto, um ambiente profissional negativo ou tóxico pode gerar diversos problemas e desgastes cognitivos ao colaborador.


Não é raro encontrar pessoas que ficam com sua saúde mental prejudicada por causa do trabalho. Ambiente de trabalho dispersivo, com pessoas não engajadas, com uma competitividade acima do normal, deixam os colaboradores com alto nível de ansiedade, estresse e, assim, perdem sua produtividade e seu foco, podendo gerar depressão.


Neste cenário ruim, um programa de Saúde Mental na empresa pode orientar os colaboradores e ajudá-los a enfrentar a grande pressão do trabalho, desassociando as relações pessoais. Ajuda a diminuir a incidência de doenças e, consequentemente, melhora o relacionamento, fazendo com que a equipe trabalhe de forma mais integrada e engaje os profissionais.


Falar abertamente sobre saúde mental não apenas é importante para os colaboradores, como também para a empresa. Um colaborador feliz e saudável mentalmente é mais propenso a prosperar na vida pessoal e no trabalho, desempenhando suas funções com qualidade e ótima relação com a equipe.


Para a empresa, um colaborador saudável mentalmente reduz o alto índice de absenteísmo causado pelo estresse, ansiedade e depressão, que gera custos imensos para as organizações.


Além de promover um ambiente de trabalho adequado para seus funcionários, as empresas devem se preparar para lidar com casos de doenças mentais. Disponibilizar meios de auto avaliação de saúde mental a toda a equipe é um primeiro passo. Assim, cada um fica mais ciente sobre sua saúde e tem ferramentas para perceber quando algo não está bem.


Para evitar que os colaboradores tenham problemas para acessar métodos de tratamento, a empresa deve também oferecer exames clínicos gratuitos, incluindo encaminhamento clínico quando for preciso. Juntamente a isso, disponibilizar plano de saúde para medicamentos é crucial na hora de eventuais tratamentos.


Para você psicólogo que quer contribuir na redução de ambientes pesados nas empresas, a pós-graduação em Avaliações Psicológicas pode te ajudar. O objetivo é fornecer uma capacitação técnica, teórica, prática e atualizada acerca dos testes de Avaliação Psicológica.


O curso dura 1 ano e 6 meses, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e entre em contato com a gente!