top of page

A importância do Benchmarking


Benchmarking é uma palavra inglesa que significa “comparação”. Dentro do âmbito empresarial, é um processo contínuo que busca contrastar uma empresa com a sua concorrência com o objetivo de avaliar sua performance e, a partir dessa avaliação, implementar melhores estratégias internas e melhorar a qualidade dos serviços e produtos dessa organização.


Importância do Benchmarking


Dentro dos objetivos da empresa, conhecer novas formas de operar determinados processos do negócio é essencial para garantir competitividade. Nesse sentido, o Benchmarking contribui para que as organizações assimilem as boas práticas em produtos, serviços e processos dos concorrentes ou de outros negócios.


Portanto, sua importância de uso é a oportunidade de conseguir vantagem competitiva. Mas como? Por meio da análise profunda dos principais concorrentes. Ao fazer isso, você consegue imitar o que é bom, o que é diferencial e adicionar na sua empresa o que falta naquela. Com isso, você pode fazer melhorias e aumentar o crescimento de clientes em seu ramo.


Embora a importância do Benchmarking seja indiscutível, a empresa deve ter cuidado ao adotar práticas de concorrentes. O processo de incorporação de estratégias alheias deve ser bem pensado, efetuando uma análise completa e definindo métodos e estratégias viáveis.


Ao tomar os concorrentes como referência, você deve identificar os pontos positivos que eles têm e, a partir desse conhecimento adquirido, adaptar as qualidades observadas à realidade da sua empresa. Dessa maneira, você implementa inovações incrementais no seu negócio, para aperfeiçoá-lo de forma contínua.


Em um mundo cada vez menos linear e padronizado, e cada vez mais repleto de mudanças abruptas, o poder das inovações tecnológicas e do crescimento das empresas podem servir de aprendizado para empresas e pessoas que desejam melhorar o seu potencial. Benchmarking não é um conceito novo, mas devido a realidade que vivemos, é necessária a sua compreensão e prática quando se trata de almejar o sucesso.



WhatsApp.svg.webp
bottom of page