A importância do Marketing para o Agronegócio

Em diversos segmentos, o uso do marketing já é uma realidade consolidada. No caso do agronegócio, as vantagens proporcionadas têm sido mais exploradas por grandes empresas. No entanto, as estratégias de marketing apresentam benefícios sólidos, independentemente do tamanho da companhia.


O marketing é uma ferramenta muito importante na gestão do agronegócio. Muitas pessoas têm uma noção equivocada de que atividades do setor primário como a agricultura não precisam de investimento em marketing para alcançar sucesso. Mas, na verdade, se bem planejado, o marketing pode maximizar os resultados do agronegócio.


Com uma estratégia de marketing bem executada, a empresa consegue compreender melhor o mercado, quem sua demanda atende e como o que ela oferece pode ser melhor para os consumidores. E isso é relevante para todos envolvidos no setor, tanto produtores como fornecedores de insumos e máquinas agrícolas, por exemplo.


Ao adotar o marketing no agronegócio, é necessário optar pelos tipos que estão disponíveis no mercado. Há dois muito utilizados pelos produtores rurais: o marketing sazonal e o de eventos.


O primeiro está relacionado às ações feitas em determinados períodos do ano direcionados aos ciclos produtivos tanto da agricultura quanto da pecuária. Quanto ao segundo, são palestras locais e stands da empresa nas feiras, demonstrações etc.

No entanto, esses modelos têm perdido a eficácia por serem usados por quase todo mundo, mesmo que ajudem a atingir as metas. Por outro lado, surgiram outros cinco que têm a finalidade de ganhar mais visibilidade, ser relevante e aumentar os números de consumidores. Eles são o marketing de guerrilha, exclusividade, dados, recompensa e resultado.


As vantagens do marketing para a gestão do agronegócio são: reconhecimento de marca, aumento da lucratividade, presença digital marcante, melhor relacionamento com os clientes, atração de consumidores e aumento do valor agregado.


Este e outros assuntos importantes você encontra com mais profundidade na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, que por sempre estar antenada às novidades do mercado agro, se destaca entre a concorrência como uma das pioneiras por oferecer cursos completos e práticos do ramo. Como graduação, a faculdade tem a opção de Gestão do Agronegócio.


Já na pós-graduação, há as seguintes opções: MBA Gestão Estratégica do Agronegócio, MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte, MBA Direito do Agronegócio e MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio. Para acessar e saber mais sobre cada um deles, clique aqui.




whatsapp-logo-1.png