A importância do solo para o desenvolvimento da agricultura brasileira


O solo é um recurso natural renovável que desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola, pois carrega em sua composição os nutrientes essenciais para as plantas. Um solo fértil possui grande capacidade de fornecer água e nutrientes às plantas, mas sua fertilidade pode variar mesmo dentro de uma mesma propriedade agrícola.


Por isso, o agricultor precisa conhecer, em detalhes, os tipos de solo que fazem parte de sua lavoura. Quando este conhecimento chega a todos os cantos do país, a agricultura brasileira tem um potencial maior de crescimento. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a importância do solo para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Fique com a gente!

Análise do solo x Informação

A análise do solo é uma das exigências das instituições financeiras para disponibilizar crédito agrícola e seguro safra ao agricultor, pois possibilita a avaliação dos riscos do negócio. De acordo com o Manual de Crédito Rural, para ter acesso a essas linhas de financiamento, o agricultor tem que apresentar laudos de análise de solo e da respectiva recomendação agronômica, e, a partir da safra 2013/2014, a análise inclui também o carbono total do solo.


Atualmente, todos os anos, são realizadas aproximadamente quatro milhões de análises de solos no país. Entretanto, existe um potencial de oito milhões de análises. Pelo menos quatro milhões de análises deixam de ser realizadas devido à falta de divulgação, limitação de capacidade analítica dos laboratórios, longos prazos para liberação de resultados e à falta de laboratórios próximos aos pólos agrícolas.


No Brasil, o Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos), possui uma plataforma tecnológica que reúne, em um sistema de informações geográficas, mapas e dados de solos produzidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Embrapa e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse movimento visa democratizar a informação no país.

Produtividade do agronegócio

Com o detalhamento proporcionado pelo PronaSolos, é possível, de fato, avançar na agricultura sustentável de precisão e digital e em todo o planejamento público em que o solo seja determinante. O presidente da Embrapa, Celso Moretti, enfatiza que o Brasil conseguiu transformar a agricultura brasileira conhecendo apenas 5% dos solos. Caso essa porcentagem cresça, o potencial agronômico é ilimitado.

6 visualizações0 comentário

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães