top of page

A produção de milho em Goiás

Por: Prof. Kellen Cristina Campos Fernandes

O Estado de Goiás possui condições de solo e clima altamente favoráveis à produção de grãos, com elevado percentual de solos com textura média a argilosa, ocorrendo em grandes planícies e chapadões, e precipitação pluvial concentrada de setembro a maio, com média anual em torno de 1.600 mm.

Essas condições favoráveis foram atrativas também, para que, por volta de 1984, alguns municípios dessem início à exploração da segunda safra ou safrinha, com culturas de grãos, em especial com o milho. Em se tratando da cultura do milho, pode-se dizer que a safrinha, no Estado de Goiás, concentra-se basicamente na Região Sudoeste.

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a produção deste grão tão importante no estado. Continue com a gente!

Produção de milho em Goiás

Com 27,1 milhões de toneladas de grãos, área cultivada superior a seis milhões de hectares e produtividade de 4.511 quilos por hectare na safra 2019/2020, Goiás passa a ser o terceiro maior produtor de grãos do Brasil. É o que constata no 8º Levantamento da Safra 2019/2020 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Entre os destaques, em Goiás, estão sorgo, milho e soja. No caso do milho, a estimativa de aumento no começo do ano foi de 10,9% na produção, com 12,74 milhões de toneladas produzidas, o que representa 12,5% da produção nacional, colocando Goiás em terceiro no ranking de produção no País. Também houve crescimento de 11,7% na área de cultivo de milho, com mais de 1,87 milhões de hectares.

Em setembro, Goiás confirmou o recorde na produção de grãos na safra 2019/2020, que se encerrou com 27,5 milhões de toneladas, aumento de 8,9% sobre o ciclo anterior. Os dados são do 12º Levantamento de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A empresa também aponta o registro histórico na produção nacional: 257,8 mi de toneladas (crescimento de 4,5% em relação à temporada passada). O estado produziu 12,6 mi de toneladas de milho (9,8% acima da safra 2018/2019).

WhatsApp.svg.webp
bottom of page