A psicologia do trabalho pode melhorar o desempenho da empresa


Quando uma empresa tem um desempenho pouco expressivo, é preciso observar como estão os funcionários. Isso porque eles são diretamente responsáveis pelas conquistas alcançadas pela organização. E se nada vai bem, quem precisa intervir é o psicólogo do trabalho. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como a psicologia do trabalho pode contribuir no desempenho da empresa.


Avaliação de Desempenho

Se uma empresa vai mal, possivelmente seus funcionários também. Essa relação é claramente observada pelo olhar aguçado do psicólogo do trabalho. Ele entende que o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores é essencial para aferir a saúde da empresa.


Por meio de métricas especiais, a psicologia do trabalho pode mensurar a execução das atividades do colaborador e prever possíveis riscos para a empresa. Neste sentido, o psicólogo do trabalho dará orientações de como motivar equipes, reduzir o absenteísmo e não deixar que as coisas caminhem para um lugar sombrio.


A união entre os funcionários promove a lealdade

A amizade entre colegas é um dos fatores que promovem uma cultura organizacional positiva. Há indícios de que as relações sociais no ambiente de trabalho reduzem o número de dias de licença retirados pelos funcionários, melhorando ainda a retenção de informações.


Resolução de conflitos

A empresa não é apenas um negócio lucrativo. Ela é um conjunto de pessoas de diversas características e interesses. Por conta disso, é comum e natural que existam conflitos entre funcionários da empresa. No entanto, se esses conflitos não são resolvidos podem tomar proporções desagradáveis.


Neste sentido, o psicólogo do trabalho pode intervir. Por meio de técnicas de observação, empatia e feedback eficaz, esse profissional vai encontrar os motivos que deram início ao conflito. Em seguida, ele terá a melhor abordagem para solucioná-lo. Com isso, a empresa mantém seus colaboradores focados na produtividade e seu funcionamento segue de forma saudável.


Espaços seguros promovem o desempenho

Manter uma cultura organizacional aberta que incentive o debate gera maior probabilidade de incentivar a criatividade e a inovação. Isso significa oferecer tempo durante as reuniões para sessões de brainstorm da equipe e reduzir eventuais temores de consequências negativas. Os membros da equipe devem se sentir confortáveis ao solicitar auxílio, consultar tarefas e discutir problemas com a gestão.


Nos últimos anos, as empresas vêm investindo mais em psicólogos do trabalho. Por isso, para você que quer seguir nessa carreira, a pós-graduação em Avaliações Psicológicas pode te ajudar. Durante o curso, você terá contato com conhecimentos técnicos e práticos para atender as demandas da sociedade, pautando seu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético.


Um profissional que consiga avaliar psicologicamente, dentro desses princípios, será diferencial no seu campo de atuação. Na FGI, profissionais da área podem se atualizar e ganhar amplitude em suas carreiras. Clique aqui e saiba mais.