• Faculdade de Gestão e Inovação

A taxa Selic caiu! E agora?

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) reduziu nesta quarta-feira (17) pela 8ª vez consecutiva a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,75 pontos percentuais, o que resultou de 3% para 2,25% ao ano. A decisão do Copom foi tomada em um momento de forte redução do nível de atividade da economia mundial em razão da pandemia do coronavírus, o que tem impactado os índices de inflação.


Por que a taxa Selic varia?

A taxa Selic varia em duas ocasiões específicas:

Ao aumentar a Selic, o objetivo é desacelerar a economia, impedindo que a inflação fique muito alta;

E, ao baixar a Selic, o objetivo é estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando essa está abaixo da meta.

É válido lembrar que a inflação não é necessariamente ruim. Quando está controlada, é um sinal de que a economia está aquecida e crescendo de forma saudável. Por esse motivo, todo país possui uma meta de inflação a ser alcançada no ano, que indica crescimento e bom andamento da economia.

E agora?

A menor taxa da história trouxe alguns alertas para quem não quer perder dinheiro. O primeiro deles é que é hora de renegociar as dívidas. Os bancos precisam baixar as taxas de juros dos financiamentos e o ideal é que essas taxas estejam em até 5% ao ano.

Um segundo alerta é para quem tem aplicações financeiras na caderneta de poupança e nos investimentos em renda fixa, Tesouro Direto, por exemplo. Esses investimentos renderão menos daqui pra frente e no caso da poupança, terá rentabilidade negativa, considerando o conceito de taxa real. A sugestão é que se invista em rendas variáveis com mais afinco por conta da rentabilidade, apesar do risco.

Para as empresas que buscam montante para reforçar o caixa no momento atual é uma oportunidade a ser considerada. Com a Selic em baixa, a tendência é que as taxas de juros em geral diminuam e fiquem próximas deste patamar – na prática, o crédito pode ficar mais acessível, com taxas mais baixas.

Por onde começar?

A FGI contribui diretamente agregando valor na sua vida, por meio do conhecimento. Nesse momento tão delicado, aprender a investir na bolsa de valores é mais que essencial. O MBA em Banking e Mercado de Capitais conta com módulos sobre Bolsa de Valores e das principais Certificações ANBIMA, dentre outros relacionados ao Mercado Financeiro, além de Gestão e Liderança. Não perca tempo e venha fazer parte do futuro!

0 visualização

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Sala 610 A e 614 B

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães