top of page

A utilidade da Matemática Financeira na prática

A matemática financeira é focada em análise de dados financeiros em geral. Por isso, trabalha com conceitos de investimento, lucro, juros, inflação, capital, patrimônio, valor presente e futuro, taxa de retorno, fluxo de caixa, entre outros.


O principal objetivo da matemática financeira é estudar o comportamento do dinheiro, o que pode ajudar na prática do dia a dia na tomada de decisões importantes, seja na vida pessoal ou no trabalho.


A Matemática Financeira é uma ferramenta de grande valor para ajudar na redução de custos e potencialização dos lucros. Além de te dar todo o respaldo para quaisquer análises financeiras que sejam necessárias no dia a dia de um negócio.


A matemática financeira também pode ser utilizada em uma série de situações cotidianas pessoais, como na hora de fazer o cálculo das prestações de um imóvel, optando entre pagar parcelado ou à vista.


Também é útil para avaliar a viabilidade de um negócio, identificando os recursos mais atrativos no que se diz respeito aos custos e ao rendimento, no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.


Em questões mais simples do dia a dia, como no caso de quem tem dinheiro em algum investimento ou na poupança, ou até em um pequeno negócio e deseja comprar um bem, a matemática financeira pode ajudar a decidir a melhor forma de pagamento, mediante à decisão entre o saque do capital investido ou a opção de financiamento oferecida.

Este e outros assuntos são abordados no MBA Banking e Mercado de Capitais da FGI, Faculdade de Gestão e Inovação. Na especialização, o aluno aprende as mais modernas técnicas e estratégias de vendas para aprimorar os resultados de vendas no seu negócio. Com duração de apenas 1 ano, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page