Ações do agronegócio na Bolsa de Valores: quais são?



O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cresceu 4,33% no segundo trimestre, acumulando alta de 9,81% no primeiro semestre de 2021. Entre os segmentos do agronegócio, o primário e o de insumos mantiveram destaque no trimestre e no acumulado semestral.


No ramo agrícola, o PIB cresceu 14,46% nos seis primeiros meses de 2021, após avançar 5,96% no segundo trimestre. Com esse crescimento, as empresas agropecuárias presentes na Bolsa de Valores começaram a dar um retorno maior para os seus investidores, atraindo novos tipos de investidores. No texto de hoje, vamos falar de algumas das ações existentes na Bolsa de Valores.


BRF Foods - BRFS3

A BRF é uma empresa multinacional brasileira do ramo alimentício, fruto da fusão entre Sadia e Perdigão. Entre as marcas que compõem o portfólio da empresa estão: Perdix, Qualy e Sofiteli.


Camil - CAML3

A Camil Alimentos S.A é uma empresa brasileira do setor alimentício, especializando-se no beneficiamento de arroz e feijão, sendo líder do setor no país e na América do Sul.


JBS - JBSS3

A maior produtora de proteína animal do mundo e a 2ª maior empresa global de alimentos. A companhia opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango e no processamento de couros.


Marfrig - MRFG3

A Marfrig é líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de proteína bovina do mundo, em capacidade. Dedica-se à produção de alimentos de alto valor agregado à base de proteína animal, basicamente bovina, e de opções variadas, prontas para o consumo, como vegetais congelados, ovinos, peixes e molhos. Destaca-se também na produção e comercialização de itens à base de proteína vegetal.


Raízen - RAIZ4

A Raízen é uma empresa integrada de energia de origem brasileira com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, distribuição de combustíveis e geração de energia.


SLC Agrícola - SLCE3

SLC Agrícola é uma produtora brasileira de soja, milho e algodão, uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento.


São Martinho - SMTO3

O Grupo São Martinho é um grupo Brasileiro que está entre os maiores grupos sucroenergéticos, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana. 100% da sua é colheita mecanizada e tem 4 usinas próprias.


Boa Safra - SOJA3

É uma produtora de sementes que tem operações nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. A companhia trabalha com sementes de soja com alta qualidade, levando seus produtos para 70% dos estados produtores da commodity.


Três Tentos - TTEN3

A empresa produz sementes, recebe, comercializa e industrializa grãos, revende defensivos e fertilizantes, oferecendo assessoria técnica e comercial com profissionais qualificados.