Agronegócio: 7 dicas para aumentar a produtividade


O agronegócio trata-se de um setor econômico bastante importante para a sociedade mundial, pois envolve uma cadeia de produção alimentar que interliga vários setores, como a agricultura, a pecuária e a indústria, além do comércio que consome seus produtos.


Nesse setor, o emprego de tecnologia é intenso, não sendo restrito ao campo rural, estando também presente no campo industrial, com indústrias de sementes, adubos, agrotóxicos e outros insumos agrícolas. Para garantir a alta produtividade da sua lavoura é preciso apostar em novos recursos e tecnologias. No texto de hoje, vamos dar 7 dicas para aumentar o rendimento no campo.


Agricultura de precisão

A agricultura de precisão é um sistema integrado que envolve tecnologias e informações capazes de gerenciar a produção agrícola com maior exatidão, evitando desperdício e, consequentemente, aumentando o lucro. Com esse recurso, o produtor pode contar com um gerenciamento agrícola composto por soluções que permitem administrar o campo de produção com mais precisão.


Softwares de gestão

Com os softwares de gestão agrícola é possível racionalizar a utilização de equipamentos e insumos, controlando, por exemplo, o uso de combustível e de fertilizantes. Além disso, esse recurso oferece maior qualidade no controle de pragas e da produção como um todo, diminuindo riscos e trazendo considerável melhora em termos de rentabilidade econômica.


Drones

Os drones são capazes de fazer o mapeamento de um terreno e, consequentemente, oferecem uma série de análises. As informações obtidas podem ser transformadas em mapas 3D da área de cultivo, oferecendo recursos úteis para o agronegócio. Fazendo o rastreamento de áreas agrícolas é possível conhecer a topografia de um terreno e até detectar pragas e fazer a contagem de gado com maior facilidade.


Controle de irrigação

Com o controle de irrigação, é possível gerar economia e evitar desperdícios que podem levar a gastos desnecessários, bem como danos ao meio ambiente e até o surgimento de doenças. Como o sistema agrícola simplifica processos e economiza em mão de obra, ele se apresenta como uma alternativa importante para garantir maior produtividade.


Plataformas online

As plataformas online permitem otimizar consideravelmente a etapa da comercialização no setor agrícola, fundamental para que o departamento comercial atue de maneira mais bem estruturada, integrada e ágil. Por meio delas, tanto agricultores quanto clientes podem comprar e vender grãos de consumo, sementes e insumos sem sair de onde estão.


Controle de estoque

Utilizando softwares específicos você tem como conhecer melhor o seu campo de produção. Com um software de controle de estoque para a gestão do agronegócio é possível ter uma dimensão exata a respeito de quais são os momentos ideais para investir ou para conter gastos com a devida segurança.


Controles biológicos

As pragas são facilmente identificadas como a origem de boa parte dos problemas do produtor rural. Nesse sentido, a biotecnologia tem se apresentado cada vez mais como uma importante aliada na busca pelo desenvolvimento do agronegócio no país. Isso porque, com ela, é possível contar com soluções como a produção de agentes, visando o controle biológico de pragas.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.