Agronomia e Gestão do Agronegócio: entenda a diferença


A agropecuária brasileira deve ser a principal engrenagem da economia do país em 2022. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenado pela professora Silvia Matos, projeta que o agronegócio do Brasil deve crescer 5% até o final deste ano.


Neste cenário de crescimento ano após ano, dois assuntos se destacam ao mesmo tempo que geram confusão na cabeça das pessoas: agronomia e gestão do agronegócio. Qual a diferença entre eles? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.


A agronomia é a área que reúne técnicas para aprimorar produtos agrícolas e pecuários. Os agrônomos são responsáveis pelo cultivo dos solos e participam de todo o processo de produção agrícola: desde o preparo das sementes até a distribuição da safra para o consumidor final.


Os profissionais da área devem ter conhecimentos em disciplinas como Biologia, Química, Matemática e Física, além de outras mais específicas como engenharia rural e florestal. Outra característica do ramo é o desenvolvimento tecnológico com a chegada de novas pesquisas para produções no campo. Agrônomos devem buscar novas formas sustentáveis de combate às pragas, estratégias de colheitas, armazenamento e distribuição das safras.


Já a gestão do agronegócio está mais ligada à administração da vida no campo. Muito além de conhecer técnicas de plantio, o negócio rural demanda uma boa gestão para usar, da melhor forma, recursos, equipamentos e pessoas.


A gestão do agronegócio é responsável por dar uma visão estratégica dos negócios e propor decisões eficientes, de modo a melhorar o posicionamento da empresa no mercado. Uma gestão assertiva do agronegócio proporciona mudanças consideráveis nos resultados das empresas, otimizando tempo e investimento e aumentando o lucro.


Portanto, a diferença entre agronomia e gestão do agronegócio é que a primeira formação é mais ligada às questões técnicas de cuidados com o solo, com os cultivos e com os animais. Por sua vez, a segunda formação é mais direcionada ao empreendedorismo e às atividades que envolvem a comercialização, embora também ensine fundamentos técnicos.



whatsapp-logo-1.png