top of page

Análise financeira de balanços e sua importância


No meio empresarial, a tomada de decisão a partir de informações financeiras e contábeis das empresas, corresponde a assunto de grande importância e intenso estudo por parte de meios acadêmicos e formação executiva.


Com o advento da tecnologia e disponibilidade de informação em tempo real o que gera valor e cria diferencial é a qualidade, precisão e segurança da informação apresentada. As análises e demonstrações financeiras são importantes, pois apresentam a situação atual de uma empresa, sua capacidade financeira de quitar/contrair dívidas e financiamentos, seu crescimento ou endividamento e a tendência para investimentos.

A análise financeira de balanços consiste em avaliar a evolução do ativo e do passivo, das despesas e receitas e do Patrimônio Líquido da empresa. Essa técnica também leva em conta as operações que originaram as entradas, saídas e os índices de liquidez que demonstram a situação patrimonial e a capacidade financeira do empreendimento.


Para o empresário, em sua atividade gerencial, a análise financeira de balanços é fundamental, pois informa o posicionamento relativo e a evolução dos grupos contábeis, além de servir como um painel de controle da administração.


Nesse sentido, indicadores financeiros podem ser construídos para avaliar a evolução do negócio em espaços curtos, como mês a mês, semanalmente ou até diariamente, bem como medir tendências de longo prazo.


Entre outras coisas, os indicadores obtidos na análise financeira de balanço são úteis para monitorar a composição dos ativos e suas relações, além de visualizar o desempenho empresarial em relação aos concorrentes. Especialistas acreditam que em empresas de médio e grande portes deva existir um setor de análise de concorrentes e estudos de tendências, o qual precisa agregar profissionais especializados em diversas áreas.


A FGI oferece a Graduação em Ciências Contábeis que, durante os 4 anos, leva em consideração todas as inovações educacionais e da carreira do futuro profissional em contabilidade.​​ O programa é voltado para profissionais e futuros profissionais que têm como desafio trabalhar a contabilidade nas suas diversas especificações, tais como: planejamento contábil comercial, industrial, rural, bancário e público; auditoria e análise contábil. Acesse aqui e saiba mais.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page