Análise financeira e projeto de investimentos



A Análise de Investimentos é um método utilizado para verificar se um investimento futuro possui chances de trazer retorno para seu negócio, considerando os riscos envolvidos nessas iniciativas. Ela utiliza indicadores que são calculados a partir dos fluxos de caixa futuros e considera os custos de oportunidade na tomada de decisão.


Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: payback, payback descontado, valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). O primeiro deles, o payback, é considerado o método mais básico para analisar a viabilidade de um investimento. Esse cálculo determina o tempo necessário para recuperar o valor investido.


O investimento pode ser, por exemplo, a compra de um novo equipamento, a abertura de uma nova loja ou a contratação de uma equipe maior. Alinhado a isso, o termo payback descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.


Uma outra forma de analisar os investimentos realizados, é calculando o Valor Presente Líquido (VPL), considerado um modelo mais sofisticado que o payback. O valor do dinheiro no tempo e o custo de capital da empresa são considerados no VPL, fornecendo um cenário mais realista sobre o investimento. Já a taxa interna de retorno (TIR) atua como um complemento ao VPL, uma vez que representa a taxa de desconto que equipara seu valor a zero, fazendo com que as entradas sejam iguais às saídas e refletindo os ganhos reais do projeto.


No módulo ‘Análise financeira e projeto de investimentos’ do MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio, o aluno aprende como elaborar passo a passo e analisar um projeto de investimentos. Com duração de menos de 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário.

whatsapp-logo-1.png