top of page

Anbima CPA 20: saiba mais sobre essa certificação de investimentos


Estar em constante busca por qualificações faz uma enorme diferença na vida de boa parte dos profissionais. Em alguns casos, chega a ser uma questão imprescindível, como os profissionais de instituições financeiras e mercado de capitais que necessitam de certificações. Uma das principais é a CPA-20 (Certificação Profissional Anbima – Série 20), cujo objetivo é elevar o nível de conhecimento, a capacitação técnica e ética dos profissionais de forma abrangente e contínua.


A CPA-20 é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento. Ao obter a CPA-20, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10.


Portanto, a certificação se destina aos profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação, profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código e estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.


Para obter a certificação, é necessário realizar uma avaliação online com 70 questões em 3h30 de duração. Para garantir seu sucesso, você só precisa acertar 49 questões, ou seja, alcançar os 70% de aproveitamento. Cada prova da ANBIMA tem um conteúdo específico, com pesos diferentes para cada tema. Estes temas estão sempre mudando, acompanhando a evolução do mercado financeiro.


O exame tem 70 questões e é dividido em seis módulos, sendo eles focados nos seguintes temas: sistema financeiro nacional e regulação dos mercados; fundamentos de economia, finanças e estatística; produtos de renda variável, renda fixa e contratos derivativos; fundo de Investimento e produtos de previdência complementar; gestão de carteira e risco e planejamento de investimento.


No módulo ‘Anbima CPA20’ do MBA Banking e Mercado de Capitais, o estudante recebe um preparatório para uma das principais certificações ANBIMA, tendo como principal atrativo o alto índice de aprovação dos alunos que fazem parte da instituição. Com duração de apenas 1 ano, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page