ANCORD: Saiba tudo sobre essa certificação de investimentos


Uma das profissões do mercado financeiro que mais vem crescendo no Brasil é a de agente autônomo de investimentos. Também chamado de assessor de investimentos, esse profissional é responsável por todo o relacionamento com o cliente: é ele quem distribui aplicações financeiras e tira as dúvidas dos aplicadores, sendo ultra especializado e trabalhando apenas com aplicações financeiras.

Para seguir essa carreira, é preciso obter uma certificação de investimentos. No mercado existem algumas opções, mas hoje vamos falar sobre a ANCORD. Continue com a gente!

ANCORD

A ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, é responsável por unir e representar as empresas do mercado de capitais e financeiro.

Sua principal finalidade é regular o mercado e fornecer conhecimentos para profissionais da área e para o público em geral. Por conta disso, a Associação disponibiliza cursos, certificações e treinamentos para quem deseja investir ou atua no mercado de investimentos.

Certificação ANCORD

A certificação de Agente Autônomo de Investimentos ANCORD é ideal para quem deseja ser um corretor da Bolsa de Valores. Essa certificação funciona com uma espécie de autorização para as pessoas que desejam trabalhar como Agente Autônomo de Investimentos. Aliás, isso é uma determinação legal, de acordo com Resolução nº 2.838, de 2001, e com a Instrução nº 497 da CVM, de 2011.

Vale lembrar que a certificação ANCORD é apenas uma das opções se você deseja atuar em uma corretora de valores.

Prova

No Brasil, o agente autônomo de investimentos precisa primeiro passar por uma prova para depois obter a certificação necessária para atuar na distribuição de aplicações financeiras. Essa prova de certificação tem como objetivo verificar a qualificação técnica dos interessados no exercício da profissão. Pessoas que não fizerem a prova ou não forem aprovados não estão autorizadas a distribuir investimentos em nome de corretoras nem de escritórios de investimentos, conforme a Instrução CVM 497/11.

A proposta da avaliação é medir a qualificação técnica dos candidatos. Ela é formada por 80 questões objetivas de múltipla escolha, com 4 alternativas cada. O prazo para finalizá-la é de 2 horas e 30 minutos. Os temas explorados são de conhecimento específico. Entre eles, podemos destacar:

● A Atividade do Agente Autônomo de Investimento.

● Código de Conduta do Agente Autônomo de Investimento.

● Economia.

● Sistema Financeiro Nacional.

● Instituições e Intermediadores Financeiros.

● Administração de Risco.

● Fundos de Investimentos.

● Clubes de Investimentos.

● Matemática Financeira — Conceitos Básicos.

4 visualizações

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Sala 610 A e 614 B

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães