ANCORD x ANBIMA: Qual a diferença entre eles?


Nos dois textos anteriores falamos mais sobre o ANCORD e o ANBIMA. Antes de elencar as principais diferenças entre os dois, vamos relembrar um pouco sobre o que é cada um.

ANCORD

A ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, é responsável por unir e representar as empresas do mercado de capitais e financeiro.

ANBIMA

O ANBIMA possui 3 séries de certificação: a CPA-10 (destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento), a CPA-20 (destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento) e a CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA, destina-se para os profissionais que desejam se tornar especialistas em investimentos. Sendo que, estes profissionais fornecem assessoria aos gerentes de produtos de investimentos).

ANCORD x ANBIMA

ANCORD é uma prova que qualifica o profissional para atuar em uma corretora ou distribuidora de valores imobiliários. Esta é uma carreira completamente diferente que trabalha com um público distinto.

Sabe aquele profissional que trabalha na corretora de valores como a XP, Rico e Modal? Este profissional é obrigatoriamente certificado pela ANCORD. Então, para trabalhar lá você precisa passar nessa prova. Já as provas da ANBIMA, de forma prática, abrem mais oportunidades na área bancária, cooperativas e fundos de investimento.

Quando se trata das provas, a ANCORD tem um tempo de duração de 2 horas e 30 minutos, com 80 questões e 15 módulos. Deve-se ter no mínimo 70% de aproveitamento do total de questões, logo, 56 questões. Mas, cuidado, é obrigatória para a sua aprovação ter no mínimo 50% das questões corretas dos Módulos 1,3, 8 e 15.