Aniversário de Jataí


Jataí comemora hoje seus 126 anos de fundação. Nada melhor do que entender a história da cidade pra saber como ela se tornou o que é hoje. O município se consolidou na última fase da expansão do gado que, vindo da Zona Leste do Brasil, através do rio São Francisco, tomou conta de Minas Gerais e veio até Goiás e Mato Grosso. Até essa época, a região sudoeste era pouco conhecida pelas pessoas. Seguindo o sonho desenvolvimentista, os primeiros desbravadores chegaram à região em busca de se fixarem e construírem história nas novas terras.


Em setembro de 1836, Francisco Joaquim Vilela e seu filho José Manoel Vilela, procedentes de Espírito Santo dos Coqueiros, município de Lavras do Funil, hoje cidade de Coqueiral (MG), entraram pelo leste, através de Rio Verde nos sertões do sudoeste goiano, onde montaram uma fazenda de criação de gado, às margens dos Rios Claro e Ariranha. Do encontro dos dois pioneiros ficou acertado amigavelmente, de modo definitivo, simples e prático, que as terras banhadas por águas da margem esquerda do Ariranha, pertenceriam aos Vilelas, e as percorridas por afluentes do Bom Jardim, seriam dos Carvalhos.


Em 1837, o jovem José de Carvalho Bastos, proveniente de Franca (SP), acompanhado de sua esposa Ana Cândida Gouveia de Moraes, chegou à região através de Santana do Paranaíba, em busca de boas terras goianas e se instalou às margens do Ribeirão Bom Jardim. Posteriormente formou-se, então, o primeiro núcleo de povoação, com terreno doado por Francisco Joaquim Vilela e sua mulher Genoveva Maximina Vilela, recebendo o nome de Paraíso.


Em 17 de agosto de 1864, o Presidente da Província de Goiás elevou à categoria de freguesia, a Capela do Divino Espírito Santo de Jataí, criando assim o distrito de Paraíso de Jataí. Somente em 02 de fevereiro de 1885, a cidade finalmente recebeu o nome de Jataí, que permanece até os dias presentes.


De acordo com o site da prefeitura da cidade, Jataí é uma das maiores potências do agronegócio do Brasil. É um município em plena expansão comercial, industrial, tecnológica e científica, gerando diversas oportunidades de negócio para investidores e empresas aproveitarem o seu potencial econômico e de inovação. Tem como lema aliar o desenvolvimento ao crescimento, nesse sentido, para expandir de forma sustentável, organizada e consistente, gerando lucros atrelados a oportunidades, inovação, progresso e qualidade de vida. Para comemorar a data, o site publicou um vídeo que pode ser acessado aqui.


Parabéns, Jataí!