Aniversário de Primavera do Leste


Primavera do Leste comemora 35 anos de existência. Nada melhor do que entender a história da cidade pra saber como ela se tornou o que é hoje. De acordo com o site da prefeitura, no início, a cidade era chamada de Bela Vista das Placas, Rodovia 070, Km 150, Entroncamento Paranatinga. A fundação e implantação do projeto Cidade de Primavera ocorreu no dia 26 de setembro de 1979, projetada pela Construtora e Imobiliária Consentino.


Com um vertiginoso crescimento populacional, no ano de 1981, face ao seu franco desenvolvimento, Primavera do Leste é elevada à categoria de distrito, pertencente ao município de Poxoréo, começando assim, a dar os primeiros passos em busca de sua independência política.


A partir daí, vislumbrando um futuro promissor, uniram-se forças representantes e lideranças do distrito até que, em 24 de agosto de 1984, foi criada a Comissão Pró-Emancipação do distrito, composta por vinte e seis abnegados pioneiros que escolheram por unanimidade, Darnes Egydio Cerutti para presidi-la.


Como primeira sugestão, a comissão acatou o nome de Primavera D`Oeste, para o novo município pleiteado, nome este rejeitado pela Comissão de emancipação da Assembléia Legislativa Estadual, pois o mesmo estava incorreto geograficamente em relação a localização no estado. Em vista disto, no dia 27 de junho de 1985 , por maioria simples, definiu-se que o novo município deveria se chamar Primavera do Leste, sendo de imediato rejeitadas as demais sugestões como Nova Primavera e ou Alto Primavera.


Cumpridas todas as demais formalidades legais, burocráticas e políticas que a questão exigia e para felicidade da Comissão de desbravadores e pioneiros, o sonho tornou-se realidade. No plebiscito realizado no dia 21 de abril de 1986, de 1.142 inscritos, compareceram 741 eleitores, sendo que 704 participantes votaram a favor da criação do município de Primavera do Leste.

Em 13 de maio de 1986, o governador do Estado de Mato Grosso, Julio Campos, assinou a Lei estadual n°. 5.014, que outorgava ao distrito, a categoria de Município de Primavera do Leste.


Nesse período, o jovem município tem se destacado pelo progresso e desenvolvimento econômico, social e cultural. Localizado no estado de Mato Grosso, grande parte de sua economia é dinamizada pelo agronegócio: atividades que abrangem a produção, beneficiamento, armazenamento e comercialização de commodities.


Em 2019, apareceu na terceira posição do Ranking Estadual em relação ao volume de exportações. Nos 10 primeiros meses do ano, a cidade exportou o equivalente a US$ 818,13, o valor é quase 103% maior que o volume exportado no mesmo período de 2018. Os principais produtos exportados são a soja (42%) e o milho (37%).


Para comemorar o aniversário da cidade de maneira diferente, em um momento em que todos estão empenhados no combate à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura preparou uma programação especial para que os munícipes possam acompanhar de casa a comemoração de aniversário neste cenário atípico. Saiba mais aqui.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS PRESENCIAIS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães

e-MEC  

Trabalhe conosco