As maiores cooperativas de crédito do Brasil


Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.


Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta-corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.


Os associados têm poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária. Mas quais são as maiores cooperativas de crédito do Brasil?


Unicred

O Sistema Unicred nasceu há 30 anos, sendo que em 1994 foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred, a Unicred do Brasil. A organização está representada por uma Confederação Nacional, com unidades em São Paulo e Porto Alegre. Além disso, a Unicred está presente em 15 estados brasileiros. São cerca de 280 Unidades de Negócios, 4 Unicreds Centrais, 35 cooperativas e mais de 220 mil cooperados.


Viacredi

A Viacredi foi criada em 1951 por intermédio de cerca de 21 funcionários da Companhia Hering, em Santa Catarina. Na época, a cooperativa de crédito chamava-se CrediHering. O primeiro cooperado da Viacredi foi também o líder da organização por 16 anos. Trata-se de Ingo Hering, considerado um homem à frente de seu tempo.


Ingo foi um dos pioneiros e principais líderes da região de Blumenau. Ele trabalhou como colunista de um jornal catarinense, como diretor da Cia Hering e dirigiu ainda entidades culturais e esportivas. Atualmente, a Viacredi conta com 99 postos de atendimento, mais de 640 mil cooperados e mais de 1,5 mil colaboradores.


Sicoob

O Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) nasceu no ano de 1997 e possui atualmente mais de 5 milhões de cooperados. Ao todo, abrange quase 400 cooperativas singulares com atuação em todos os estados brasileiros.


O Sicoob está próximo de atingir a casa dos 2 mil municípios atendidos e já ultrapassou a marca de 3 mil pontos de atendimento. Soma-se a isso a existência de milhares de caixas eletrônicos espalhados pelo país. De acordo com o ranking Melhores e Maiores, da Revista Exame (2020), a organização é o 47º maior grupo empresarial do Brasil.


Sicredi

O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) surgiu no longínquo ano de 1902 e se configura como a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. A organização possui hoje mais de 4,9 milhões de associados. Sua presença em território nacional compreende 23 estados e o Distrito Federal, com 2 mil agências distribuídas em 108 cooperativas. São mais de 30 mil colaboradores.


A cooperativa de crédito se orgulha em demonstrar que possui parcerias internacionais no ramo financeiro. Uma delas é a multinacional holandesa Rabobank, presente em mais de 40 países. A outra é a International Finance Corporation (IFC), uma organização irmã do Banco Mundial e membro do Grupo Banco Mundial.