As tecnologias que revolucionaram o trabalho no campo


O trabalhador do campo sempre teve uma rotina cansativa, com grandes esforços físicos e mentais para obter bons resultados na agricultura, mas há algum tempo essa não tem sido mais a realidade no campo de muitos agricultores. Como isso é possível? Através do uso da tecnologia no campo! No texto de hoje, vamos falar melhor sobre as tecnologias que revolucionaram o modo de trabalho na agricultura.


GPS Agrícola


O GPS é um sistema muito utilizado no nosso cotidiano, seja no carro, no celular ou na agricultura – auxiliando na gestão de empresas rurais em todo o Brasil. Ao utilizá-lo, você pode realizar as atividades com maior eficiência e até economia. Isso porque, essa tecnologia de satélite, pioneira para a agricultura de precisão, permite com que o produtor ligue seu trator e comece a trabalhar literalmente a qualquer momento.


Drones


Os drones contribuem para um plantio mais produtivo nas lavouras. Isso acontece porque ele consegue entregar vários resultados dentro de uma mesma análise, dentre elas: o tratamento, armazenamento e análise de dados coletados, visando conhecer melhor os fenômenos existentes na superfície monitorada (sensoriamento remoto); acompanhamento da saúde da cultura; demarcação da área de plantio; levantamento do número de plantas em determinada área; detecção de pragas; aplicação e pulverização de pesticidas; monitoramento do sistema de irrigação e detecção de focos de incêndio.


IoT - Internet das coisas


A agricultura inteligente baseada em IoT é altamente eficiente quando comparada com a abordagem convencional. Elas não se destinam apenas a grandes operações agrícolas convencionais, mas também podem ser novas alavancas para elevar outras tendências comuns ou crescentes em agricultura como agricultura biológica e agricultura familiar.


Em termos de questões ambientais, a agricultura inteligente baseada em IoT pode oferecer grandes benefícios, incluindo uso mais eficiente da água ou otimização de insumos e tratamentos.