top of page

Aspectos Biológicos e Saúde Nutricional em Bovinos

Apesar dos bons aspectos biológicos serem fatores muito importantes na composição dos bovinos, a saúde nutricional também entra como uma demanda de extrema necessidade. Sendo assim, o manejo nutricional é um dos principais pilares da pecuária. Afinal, a produtividade do rebanho está diretamente ligada à sua alimentação.


Quando os bovinos são alimentados somente com forragem, não conseguem ingerir quantidades suficientes de energia, proteínas e minerais para suprir a demanda nutricional tanto para a produção de leite quanto para ganho de peso. Neste cenário, exigências nutricionais e formulações de dietas precisam ser planejadas na fazenda pelo pecuarista.


Primeiro, é importante entender as exigências nutricionais das diferentes categorias de bovinos. Esse movimento pode fazer muita diferença nos índices produtivos e econômicos da pecuária. Por isso, um manejo nutricional eficiente exige que as dietas sejam adequadas. São estratégias alimentares e econômicas que, quando bem combinadas, podem resultar em máxima nutrição a baixo custo. De forma geral, as exigências do bovino são água, minerais, proteínas, energias, vitaminas e alguns nutrientes como as fibras.


A partir desta análise, é possível formular dietas específicas para cada tipo de bovino. Já é possível, atualmente, encontrar algumas tabelas sobre as exigências diárias para cada tipo de criação e até mesmo fórmulas para estimação do consumo de alimentos. No Brasil, as mais usadas são produzidas pelo National Research Council (NRC) dos Estados Unidos da América, mas isso não isenta o pecuarista de se capacitar no assunto.


Além disso, outro passo indispensável para a formulação de dietas para bovinos é conhecer quais as fontes de alimento estão a disposição e a composição nutricional de cada uma delas. Os ingredientes da dieta vão variar de acordo com o tipo de produção, categoria, estação do ano, condições do ambiente e demais peculiaridades já vistas anteriormente.


Porém, o ideal é fazer uma combinação de volumosos, concentrados, sal mineral e muita água. A proporção deles também é muito relevante, já que o desajuste na quantidade de alimentos ofertado entre um dia e outro pode levar a problemas metabólicos, problemas de saúde e no desempenho dos animais.


No módulo ‘Aspectos Biológicos e Saúde Nutricional em Bovinos' do MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte, o aluno aprende sobre o manejo da alimentação para ingerir quantidades suficientes de energia, proteínas e minerais para suprir a demanda nutricional. Com duração de apenas 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page