top of page

Aulas no Meet: quais as vantagens?

Por: Prof. Sebastião Carlúcio Alves Filho

Em 2020, todas as escolas do mundo foram pegas de surpresa com a notícia de que as aulas não poderiam ser presenciais por um tempo. Como toda empresa, com agilidade e tecnologia, aos poucos foi sendo implementado um novo jeito de aprender: online. Os aplicativos de chamada de vídeo foram os mais requisitados, mas um deles ganhou destaque entre os professores. No texto de hoje, vamos falar mais sobre o Google Meet e as vantagens das aulas nesta ferramenta.

Google Meet

O Google Meet (também chamado de Hangouts Meet) é uma ferramenta de cunho corporativo, ou seja, foi pensada e desenvolvida especificamente para as empresas realizarem reuniões em vídeo a distância, com alta qualidade de áudio e vídeo e comportando um grande número de participantes online ao mesmo tempo. Mas devido às circunstâncias, está sendo muito utilizado para aulas online também.

Vantagens das aulas no Google Meet

Transmissão da tela do PC

Muitas vezes, utilizar só o recurso de vídeo não é o suficiente para deixar uma aula completa. Por isso, o Google Meet permite que os professores compartilhem a tela do seu PC, caso tenham preparado alguma apresentação de slides ou imagens para complementar o conteúdo.

É possível mutar os participantes

Em videoaulas é recomendado que os alunos desabilitem a câmera e fechem seus microfones para que apenas os professores sejam vistos e ouvidos. No entanto, mesmo que os professores peçam, alguns alunos acabam se esquecendo de fazer isso.


Barulhos externos à videoaula podem atrapalhar o andamento da explicação dos professores e podem até mesmo atrapalhar os colegas que estão assistindo à aula. Caso isso esteja acontecendo, os próprios professores podem silenciar alguns dos participantes da chamada.


Abrir perguntas nos comentários

Para evitar que os alunos interrompam uma explicação para fazerem perguntas, os professores podem pedir para que eles escrevam as dúvidas no chat lateral do Google Meet. Quando a explicação for finalizada, os professores poderão ler o chat e ir sanando as perguntas de seus alunos.

Gravação da aula

Geralmente, as videoaulas são transmitidas ao vivo para os alunos. Mas, caso os professores queiram gravá-las, editá-las e disponibilizá-las em alguma plataforma, eles podem fazer isso.

O Google Meet permite que a aula seja gravada diretamente no Google Drive, gerando um arquivo de vídeo e de texto, contendo todos os comentários que foram feitos no chat. Este recurso ainda permite que o áudio de cada integrante da chamada seja gravado separadamente, para que fique mais fácil editar depois.


Aulas na FGI A FGI possui parceria com o Google e utiliza de suas ferramentas aprimoradas para a educação, entre elas o Google Meet, onde o aluno vivencia a melhor experiência em uma sala de aula virtual e otimiza seu aprendizado, seja em uma formação, treinamento, graduação, pós-graduação e MBA. Saia mais clicando aqui




WhatsApp.svg.webp
bottom of page