• Faculdade de Gestão e Inovação

Brasil: o maior produtor de soja do planeta


Como já falado aqui, a soja é a cultura agrícola mais importante do Brasil e abastece o mercado interno com óleo comestível e óleo para produção de biodiesel, bem como com farelo na produção de suínos e aves. Nosso maior exportador é a China, que em 2019 comprou cerca de 79% do que é produzido aqui no país.

O ano de 2020 começou com altas expectativas para o mercado, mas fomos surpreendidos com a pandemia do novo coronavírus. Mas mesmo nesse momento de incerteza, a agropecuária brasileira se recuperou e atingiu níveis promissores.

Exportação da soja em 2020

De acordo com informações noticiadas pelo governo, as exportações de soja do Brasil aumentaram 60,8% em junho na comparação com o mesmo período do ano passado, para 13,75 milhões de toneladas. Esse aumento aconteceu devido o avanço do país nos embarques de uma demanda firme da China e um câmbio favorável. No total, a China foi o destino de 72% das exportações de soja do Brasil no primeiro semestre de 2020.

Maior produtor de soja do planeta

Por muito tempo, o Brasil foi o maior produtor de soja do planeta, mas no último ano tinha perdido esse posto para os Estados Unidos, incidente causado por problemas climáticos. Contudo, com uma exportação a todo vapor, o IBGE anunciou que o país retomou seu lugar. E segundo projeções americanas, essa realidade veio para ficar, indicando que o Brasil se consolidará na posição também na próxima safra.

Segundo projeções, o Brasil deverá colher um recorde de 247,4 milhões de toneladas de grãos na safra que se encerra neste ano, 2,5% acima de 2019, conforme o IBGE. Além disso, a produção de soja será a principal responsável pela supersafra deste ano. Na estimativa do IBGE, foram colhidas 119,9 milhões de toneladas na safra encerrada ainda no primeiro semestre, 5,6% acima da produção de 2019.

Isso significa que mesmo em um momento delicado e incerto da economia, o bom desempenho do agronegócio brasileiro entra em destaque com uma competitividade incrível. De acordo com Carlos Antônio Barradas, analista de agropecuária do IBGE, a disponibilidade de terras e a tecnologia de ponta, que leva eficiência ao campo, ajudam a explicar os sucessivos recordes na produção agrícola nos últimos anos.

0 visualização

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Sala 610 A e 614 B

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães