Como desenvolver a liderança no mundo corporativo

A liderança no mundo corporativo é fundamental para o sucesso da empresa, por isso o tema liderança se tornou tão atual e presente nas grandes instituições de ensino e nas organizações.


Um líder competente e presente irá contribuir para o bom desempenho e desenvolvimento da organização, mas para isso ele precisa encontrar um ambiente de trabalho favorável para seu fomento. Mas como desenvolver essa liderança no mundo corporativo? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre.


Crie conexões com as pessoas da equipe

Um bom líder tem empatia, positividade, propósito, compaixão e humildade. Com essas características, ele consegue criar uma conexão com a equipe que é essencial para gerar senso mútuo de confiança e entendimento.


Para uma boa liderança no mundo corporativo, é importante que você seja visto como uma pessoa justa e confiável, a quem as pessoas podem recorrer se precisarem de ajuda ou quiserem trocar ideias. É importante também que você demonstre integridade e honestidade nas suas ações e que essas atitudes sejam genuínas, claro. É dessa forma que o líder conquista a confiança da equipe.


Admita seus próprios erros

Por falar em erros vale lembrar que para criar um vínculo de confiança com as pessoas você precisa também admitir quando erra. Há quem veja isso como sinal de fraqueza, mas ocorre justamente o contrário. Quanto mais transparente e honesto você for, mais as pessoas o respeitarão neste cenário de liderança no mundo corporativo.


Aprenda a identificar talentos

Saber identificar, contratar e promover as pessoas certas também é um grande diferencial dentro da liderança no mundo corporativo. E essa habilidade novamente depende do item 4, que ressalta a importância de conhecer o seu time. E, além de conhecer cada um individualmente, é preciso entender de que forma essas pessoas, que têm origens e habilidades diversas, podem trabalhar juntas da melhor forma.


Aprenda a dar feedbacks construtivos

A melhor forma de incentivar o desenvolvimento dos seus funcionários é oferecer feedbacks diretos e honestos em relação ao que eles podem melhorar. A melhor forma de dar um feedback construtivo é preparar exemplos reais do que você quer relatar e focar em comportamentos ou lacunas que o profissional pode melhorar.


Escolha um local reservado para essa conversa e prepare o que vai falar com antecedência, considerando que a ideia é ajudar a pessoa a se desenvolver e não apenas fazer críticas e apontar falhas.


No MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende sobre o pensamento sistêmico nas organizações e como a conexão entre todas as partes envolvidas de uma empresa desenvolvem um planejamento estratégico. Com duração de apenas 17 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.