Como entrar para faculdade usando a nota do enem


Já tem um tempo considerável que o Enem se tornou o principal passaporte para entrar na faculdade. Atualmente, todos os candidatos sabem que é importante se sair bem no exame para conseguir uma vaga no ensino superior. Quanto melhor o desempenho nas provas, maiores as chances na disputa por uma vaga com outros alunos.


A nota final, resultado da soma dos pontos das matérias dividido por elas, pode ser usada em duas situações: no SISU e no PROUNI. No SISU, Sistema de Seleção Unificada, o aluno concorre a uma vaga na universidade pública ou instituto federal em que eles tenham escolhido como opção. Este processo acontece duas vezes por ano, geralmente em janeiro e junho, exceto nos anos de pandemia em que as datas sofreram alterações.


Pela internet, o aluno tem acesso aos cursos disponíveis em cada universidade pública participante e consegue cadastrar seus dados para concorrer a uma vaga. O sistema busca automaticamente o seu resultado no Enem e faz a sua classificação entre os candidatos inscritos para uma vaga no mesmo curso, faculdade, turno e modalidade de concorrência. A classificação depende também dos demais fatores estabelecidos por cada instituição, como o peso dado a cada prova, por exemplo.


Já no ProUni, Programa Universidade para Todos, o estudante concorre a uma bolsa de estudos em faculdade privada. As inscrições são abertas duas vezes ao ano, comumente no início de cada semestre letivo. A seleção de candidatos leva em consideração os cursos desejados, a nota obtida no Enem e a renda familiar per capita de cada concorrente. Aqueles que forem selecionados recebem bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades privadas, durante todo o curso.


Para participar basta realizar a inscrição em uma única etapa, inteiramente online e gratuita, selecionar duas opções de curso em ordem de preferência e acompanhar nos dias de inscrição a evolução da nota de corte, atualizada diariamente. É possível alterar os cursos desejados todos os dias até o fim do prazo de inscrição, procurando aqueles em que sua nota seja superior à nota de corte.


Na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, os estudantes também podem usar a nota do enem como ingresso. O aluno que fez o exame não precisa realizar o vestibular digital para ingressar na instituição, ou seja, entra de forma direta. Basta apresentar o resultado e se matricular. Fácil e rápido. Clique aqui e saiba mais sobre a FGI.