top of page

Como entrar para o mercado bancário?


Quando se trata de carreira profissional, a maioria das pessoas buscam por estabilidade em seus empregos e, por isso, os bancos são uma ótima opção para esse tipo de perfil. As vantagens de se trabalhar em uma instituição financeira são muitas: bons salários e benefícios que podem incluir previdência, plano de saúde, vale refeição e supermercado, auxílio-creche, ajuda para pagar a academia e muito mais.

Além disso, os bancos oferecem um bônus de acordo com os lucros da empresa, o que deixa os funcionários ainda mais motivados. Mas como entrar para o mercado bancário? No texto de hoje, vamos te dar as diretrizes para que você consiga alcançar um cargo em umas das várias instituições espalhadas pelo país.

Como entrar para o mercado bancário

Seja uma instituição financeira de grande porte como o Bradesco ou Itaú, um banco público como Banco do Brasil ou Banrisul ou mesmo um banco de menor porte como Banco BMG ou Sicredi as oportunidades de crescimento são excelentes. Mas antes de sair enviando currículo, é necessário que o profissional tenha uma graduação que o permita trabalhar na área. Os cursos que abrem portas nesse segmento são:

● Gestão Financeira;

● Sistemas de Informação;

● Economia;

● Segurança da Informação;

● Ciências Atuariais;

● Direito;

● Administração;

● Estatística;

● Gestão de Recursos Humanos.

Além da graduação, é necessário uma regulamentação. Devido a grande variedade e alta complexidade dos produtos bancários, existe a regulamentação por parte do governo através do BACEN (Banco Central do Brasil) e a autorregulação. Esta autorregulação é realizada por uma instituição chamada Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Esta entidade desenvolveu uma prova própria para certificar a qualidade e o conhecimento dos profissionais que atuam nesta área, as chamadas CPA 10 e CPA 20. A primeira tem o objetivo de certificar os profissionais para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento. E a segunda, certificar profissionais para atuarem na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Para se especializar e sair na frente na hora de concorrer a uma vaga no mercado bancário, a FGI oferece uma especialização que conta com preparatórios para certificações ANBIMA, módulos sobre investimentos e gestão bancária. Conheça o MBA Banking e Mercado de Capitais.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page