Como funciona a venda do boi gordo?


O lucro de uma fazenda é obtido por uma conta, que deriva de diversas outras, mas culmina em subtrair os custos da receita, para chegar ao resultado e a precificação adequada. Se o resultado foi positivo, é lucro.


Se for negativo, temos prejuízo. De forma resumida, essa é a lógica da atividade pecuária. Em um sistema de venda do boi gordo para abate, toda a receita está sujeita às variáveis negociadas ou escolhidas na hora da venda, incluindo o preço.


Após um ciclo de produção, chega a hora de vender a boiada, o que traz algumas possibilidades ao produtor, como com qual frigorífico negociar, se vai vender para uma ou mais empresas, à vista ou a prazo, no rendimento da indústria ou no peso vivo e por aí vai. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como funciona, de fato, a venda do boi gordo. Continue com a gente!

Venda do boi gordo

Peso da carcaça

A forma mais comum de negociação é pelo peso da carcaça. Ou seja, as carcaças são limpas e pesadas ao final da linha de abate, e o peso é convertido em arrobas (unidade de 15 kg). Dessa forma, temos a quantidade de arrobas, que vai gerar o valor pago pelo bovino.

Peso vivo

Uma outra forma de negociação, em geral menos comum, é a venda no peso vivo, com preço e rendimento sobre o peso vivo, acordados entre pecuarista e frigorífico. Assim, esses bovinos são pesados na fazenda, em condições combinadas (horário e período de jejum, por exemplo) e sobre o peso vivo é calculado o peso de carcaça.

O que fazer para ganhar mais na venda desse boi

Para aumentar os lucros na venda do boi gordo, seja pelo peso da carcaça ou peso vivo, é necessário que o pecuarista siga alguns passos, tais como: vender o boi na entressafra (entre os meses de julho e novembro), buscar frigoríficos que tenham nicho de mercado, conhecer bem o terreno em que o boi se desenvolverá (ter em planilhas todos os detalhes da sua propriedade para criar uma raça que se adeque a essas características) e oferecer uma alimentação de qualidade ao animal, que influencia diretamente na qualidade final da carne.