top of page

Como funciona o rating no mercado financeiro?


É praticamente impossível saber por completo sobre todos os investimentos, qual a rentabilidade? Qual o risco? Vencimento? E para ajudar o investidor algumas empresas oferecem um serviço diferenciado, como o App Renda Fixa, por exemplo, que ajuda o usuário a encontrar as melhores rentabilidades do mercado em títulos de renda fixa.

No entanto, existem ainda outras empresas que auxiliam de outra forma, uma delas são as agências de classificação de risco de crédito (do inglês credit rating agency), ou agências de rating. No texto de hoje, vamos falar mais sobre o rating e como ele funciona no mercado financeiro.

O que é

O rating (em português, chamado de classificação de risco, nota de risco ou classificação de crédito) é o nome dado ao método que avalia o valor de crédito de empresas, bancos e países. Essa nota, ou classificação, busca mostrar aos potenciais credores ou investidores como é a solidez e a saúde financeira daquele agente econômico. Em outras palavras, tenta mostrar o risco de esse agente não conseguir honrar com seus compromissos financeiros ao longo do tempo.

Vale destacar, ainda, que a nota atribuída por uma agência não é definitiva. Afinal, é perfeitamente possível que ocorram mudanças no quadro financeiro de companhias e de países ao longo do tempo.

Como funciona

Essa classificação deve ser realizada sempre por uma agência de classificação de risco. E apesar de existirem várias dessas ao redor do mundo, existem três principais, que são:

● Standard & Poor’s (S&P);

● Fitch;

● Moody’s.

Para que alguma dessas big three possam emitir um parecer e uma nota para as empresas, bancos e países, elas consideram diversos aspectos econômicos e políticos. Sendo que todos esses pontos influenciam diretamente no risco do agente. Em relação aos aspectos utilizados para calcular um rating, estão:

● Taxa de juros;

● Fluxo de caixa;

● Nível de alavancagem;

● Contexto político do país;

● Solidez do balanço patrimonial;

O resultado é a identificação do emissor em uma escala de A a D (variando de acordo com a agência), que o classifica como detentor de um grau de investimento (expectativa de crédito positiva) ou de um grau de especulação (expectativa de crédito negativa).Projeções de resultados futuros.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page