Confinamento bovino: o que é



O confinamento de gado de corte no Brasil vem crescendo de forma consistente desde o início dos anos 2000. A eficiência da cadeia produtiva de carne bovina no Brasil é tão notável que o país mantém, já há alguns anos, a primeira posição no ranking de exportação.


Com grande potencial para expansão, a produção nacional aumenta a cada ano graças aos investimentos dos pecuaristas em inovação e às técnicas de bem-estar devidamente executadas. O confinamento de gado é uma estratégia certeira que garante economia ao empreendedor, alta qualidade ao produto e rentabilidade ao negócio.


Como técnica de criação e engorda de bovinos, o confinamento contempla o manejo e alimentação de animais por meio de cochos com dieta balanceada e água, com o objetivo de obter animais com melhores condições produtivas para o abate.


Sua principal premissa está no fornecimento de recursos nutricionais completos para o desenvolvimento do animal, combinado ao fornecimento das condições ideais de engorda, evitando assim que a perda de peso e desgaste muscular sejam os menores possíveis.


A técnica é uma opção indicada tanto para criadores envolvidos em todas as etapas da produção, desde o nascimento até o abate, como apenas para a fase final da engorda, nesse caso com o objetivo de otimização do acabamento de carcaça. Além disso, bezerros desmamados, vacas, novilhos em recria e garrotes também podem ser confinados.


A dieta deve ser formulada, objetivando atender as exigências em nutrientes que vão desde fibra, proteínas e carboidratos até gorduras, vitaminas e minerais. Fatores como peso vivo de entrada, condição corporal, raça, sexo, peso adulto, entre outros, devem ser computados na formulação de uma dieta, pois modula o requerimento animal.


A qualidade dos insumos a serem trabalhados deve ser avaliada de forma periódica durante a operação, principalmente no que diz respeito aos subprodutos que tendem a apresentar falta de padronização de suas características nutricionais.


O correto balanceamento da dieta, respeitando seus parâmetros que são alicerçados na exigência do animal, utilizando alimentos com melhores custo/benefício, possibilita a execução de uma operação com foco no lucro.



whatsapp-logo-1.png