top of page

Conheça a metodologia RH ágil e saiba como aplicá-la


O RH ágil é uma metodologia que representa uma reinvenção da área de Recursos Humanos nas empresas, tendo como foco desenvolver uma cultura interna mais dinâmica e adquirir uma certa autonomia ao setor.


O método ágil propõe mudanças nessa forma tradicional de fazer gestão, visando melhorar o processo de desenvolvimento e ter uma entrega mais rápida e assertiva de um produto ou serviço. A metodologia surgiu em 2001, quando alguns programadores da indústria de software notaram que suas entregas não estavam compatíveis com as necessidades dos clientes e lançaram o Manifesto Ágil como forma de resolver esse problema.


O Agile permite que times multidisciplinares, chamados de squads, sejam criados e que o projeto seja dividido em tarefas que são entregues a cada ciclo, as chamadas sprints, e costumam durar de duas a quatro semanas. Isso permite que o processo seja mais fluido e que correções e melhorias sejam feitas de forma rápida.


Além disso, o RH Ágil auxilia na criação de planos de treinamento e desenvolvimentos muito mais efetivos e satisfatórios. Afinal, permite aproveitar melhor o potencial de cada colaborador. Um outro ponto dessa abordagem ser importante é por proporcionar uma visão mais analítica da área de RH, podendo analisar as entregas e ter dados para uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica.


O setor também ganha mais precisão, otimização e qualidade por incluir a metodologiaágil. E uma consequência disso, é o uso de tecnologia no RH. Dessa forma, se promove o crescimento, o engajamento e ações de Employee Experience para mostrar o valor das pessoas na empresa.


Para aplicar essa transformação, na prática, é necessário reconfigurar vários itens como mudar a maneira como se contrata profissionais, como se gerencia as equipes e como se trabalha com informações internas vitais para a fluidez dos negócios.


O primeiro passo é a mudança de mindset. Afinal, a metodologia ágil muda a forma como o time trabalha e entrega seus resultados, por isso, para que o método seja efetivo, é importante que a mudança de mentalidade aconteça. A liderança também precisa estar engajada com a mudança de mindset e com a nova metodologia, assim a equipe fica mais confiante em testar o novo, falhar, aprender para ter um processo mais assertivo.


É importante conhecer a fundo o universo ágil, quais as melhores técnicas e como adaptá-las ao seu dia a dia. O foco é encontrar pessoas na empresa que já tenham familiaridade com o assunto e pedir algumas dicas. Por fim, a dica é fazer um mapeamento dos objetivos da área e quais as principais dores que a equipe tem, assim fica mais fácil de entender como o Agile consegue ajudar durante o processo.


Neste cenário de conhecimento, a FGI se posiciona no mercado como a instituição que acompanha as transformações e as leva para a vida de seus alunos, entregando vantagem competitiva e um futuro promissor para os estudantes. Sendo assim, os profissionais que têm como desafio gerir e desenvolver equipes e pessoas, além de descobrir novas formas de inovação nas organizações, podem se atualizar no MBA Gente e Gestão. Para saber mais, clique aqui.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page