Conheça os 3 métodos de Análise de Investimento

A análise de investimentos é uma estratégia que utiliza técnicas contábeis e financeiras com o objetivo de selecionar a melhor alocação de investimento entre as diferentes alternativas dispostas no mercado. Essa estratégia se utiliza de processamento de dados, equações e cálculos que deixam claro quais os valores da rentabilidade, e consequentemente diz se o investimento está sendo viável ou não.


Sabemos que todo investimento possui um risco envolvido e é por esse motivo que a análise de investimento torna-se indispensável para seu sucesso. Essa estratégia ajuda a minimizar os imprevistos de um investimento e dar suporte de maneira concreta à decisão do investidor. Mas quais são os três métodos de análise de investimento? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto.


Payback

Essa técnica de análise de investimento mede o tempo que determinado projeto retorna ao investidor o recurso inicialmente investido. Por exemplo, um investimento de R$1.000,00 reais em um projeto que gera R$100,00 de retorno por mês possui um payback de 10 meses. Afinal de contas, ao final desse período o investidor terá recebido exatamente o montante inicialmente investido.


TIR

A TIR (Taxa Interna de Retorno) é outra técnica de análise de investimento muito importante do mercado. A TIR possui o objetivo de retornar ao investidor qual é a taxa de retorno mensal de um investimento, levando em conta um fluxo de caixa estimado. Isso porque, em qualquer investimento, o investidor deve aportar determinados valores para receber, em algum momento, retornos financeiros.


E é justamente isso que a taxa interna de retorno procura avaliar. Isto é, qual a taxa interna de retorno que o capital aplicado está gerando, considerando o seu fluxo de caixa negativo e positivo.


VPL

Por fim, o VPL (Valor Presente Líquido) é outra métrica de análise de investimentos que auxilia muitos investidores na hora de analisar um determinado empreendimento. Diferente das outras duas técnicas, que medem o tempo de retorno (payback) e a rentabilidade (TIR), o VPL procura demonstrar o valor, em medidas monetárias, que determinado projeto adiciona aos investidores.


Considera em seu cálculo o valor do dinheiro no tempo e poder ser aplicada a qualquer tipo de rendimento (convencional e não-convencional). Por meio dele, tanto as entradas como as saídas de capital são transportadas para valores atuais, podendo assim ser comparadas ao investimento inicial.


Estes e outros assuntos são abordados no MBA Banking e Mercado de Capitais da FGI que tem como objetivo especializar os alunos em gestão bancária e mercado de capitais. O curso tem duração de apenas 1 ano, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e se inscreva!

whatsapp-logo-1.png