top of page

Conheça os benefícios do melhoramento genético na agricultura


O melhoramento genético na agricultura já está presente nas lavouras do Brasil há alguns anos e é capaz de aumentar a produção de alimentos sem aumentar a área plantada. Ele é responsável por melhorar as características genéticas das plantas, desenvolvendo culturas com foco na sustentabilidade econômica, ambiental e social. Neste cenário, alguns benefícios podem ser observados e é sobre isso que falaremos no texto de hoje. Continue com a gente.


Alimentos mais nutritivos

Com o melhoramento genético da lavoura, é possível melhorar o teor de nutrição nos alimentos, deixando-os com níveis elevados de nutrientes necessários para um bom funcionamento do corpo humano.


Um exemplo deste benefício é o desenvolvimento de uma variedade de alface que produz 15 vezes mais ácido fólico do que uma planta convencional. Outro exemplo é a adição de ômega 3 na soja e betacarotenos no arroz.


Preservação do meio ambiente

Com o processo de melhoramento genético na agricultura, é possível contribuir diretamente para a preservação do meio ambiente. Isso porque, se utiliza menores níveis de água, menos combustível para pulverizadores e menor risco de contaminação. Esse passo é muito importante, já que a agricultura convencional é responsável pela vasta utilização de água potável e agrotóxicos no país.


Plantas mais resistentes

Na agricultura convencional, as doenças e pragas são um grande problema para os produtores, pois causam a perda do produto agrícola e maiores gastos com defensivos, o que gera prejuízos para as fazendas. Por outro lado, com o melhoramento genético na agricultura, é possível produzir plantas mais resistentes, que não são afetadas com tanta facilidade pelos microorganismos.


Este e outros temas importantes e atualizados, você aprende na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, que oferece a graduação em Gestão do Agronegócio com o objetivo de formar, em 3 anos de curso, profissionais para o desafio de transformar, gerar resultados em vendas e descobrir novas formas de empreendedorismo e liderança no agronegócio.


Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page