Conheça os maiores exportadores agrícolas do mundo

A agricultura é uma das principais atividades econômicas no mundo. Sua prática é estratégica para assegurar a disponibilidade de alimentos dos países, além de garantir uma importante fonte de renda.


Os 5 maiores produtores agrícolas do mundo são China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Rússia. Estas potências agronômicas têm investido em diferentes tecnologias, o que tem garantido o aumento significativo e a diversificação da produção do campo nas últimas décadas. Mas quem são os maiores exportadores agrícolas do mundo? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto.


Estados Unidos

Na primeira colocação com U$ 118.3 bilhões estão os Estados Unidos. Pela sua extensão territorial continental, o país é também um dos grandes produtores agrícolas do mundo e, somado ao fato de ser uma das maiores economias, justifica-se o motivo de seu posicionamento como primeiro da lista. Os Estados Unidos se destacam na exportação de commodities de soja, milho e trigo.


Holanda

Em segundo lugar, está a Holanda, com o valor de U$ 79 bilhões em exportações em 2021. A Holanda é responsável pela metade da exportação de flores e plantas do planeta (que, por sua vez, possuem um alto valor monetário), além de ser líder mundial de fornecimento de tomates e pimentas.


Alemanha

Para quem acompanha as atividades do mercado mundial de importações e exportações mundiais dos últimos anos, não é uma grande novidade a Alemanha estar em terceiro lugar nesta lista com U$ 70.8 bilhões.


O país vem em uma crescente nas atividades de comércio exterior nos últimos dez anos, sem projeção de desaceleração ou estagnação. No setor de agronegócio, a Alemanha se destaca na exportação de madeira, em especial para a China.


França

A França é um dos maiores exportadores do mundo com U$ 68 bilhões, não só no agronegócio, tendo como principais parceiros comerciais Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e Bélgica. Suas atividades agrícolas envolvem principalmente trigo, milho, batata, uva, maçã e beterraba sacarina, e se destaca na exportação de vinhos, visto também a grande tradição culinária do país.


Brasil

A nossa amada pátria, obviamente, não ficou de fora dos maiores exportadores agrícolas do mundo. Não é de hoje que o Brasil vem se destacando no mercado de exportações de commodities. Só em 2020, o agronegócio representou mais de 20% do PIB do país. Esse, por sua vez, representa metade das exportações do Brasil com U$ 55.4 bilhões de valor monetário. Os principais produtos de exportação do agronegócio brasileiro são a soja e a carne bovina.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.