Contabilidade gerencial para o Agronegócio


A contabilidade gerencial é um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como custos, análises das demonstrações financeiras, e contabilidade, que podem ser combinadas fornecendo informações valiosas e auxiliando no processo de tomada de decisão. Atualmente, a tendência dominante na área tem sido o uso de dados contábeis cada vez mais detalhados. Aliás, trata-se de uma estratégia que vem se tornando cada vez mais decisiva e importante na gestão do Agronegócio.


Sendo assim, a função da contabilidade gerencial para o Agronegócio é de fazer planejamento, visando alcançar um controle eficaz. Ao controlar as atividades e organizar o sistema gerencial da empresa, é possível que a administração tenha conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados. Logo, a contabilidade gerencial garante que os rumos da empresa sejam decididos baseados em dados fornecidos pela contabilidade de custos e financeira.


Neste cenário, os profissionais fornecem informações e assumem um papel ativo nas decisões rotineiras do negócio, tendo resultados mais assertivos baseados nos dados que processam. No meio rural, a implementação desta área é ainda mais necessária, isso porque ao possuir dados diversificados da empresa como os custos de atividades, processos, produtos, serviços e clientes, o gestor pode tomar decisões que otimizem o investimento e aumentem o lucro e a produtividade do campo.


Os relatórios gerenciais permitem acompanhar e analisar a situação econômica e financeira da empresa de forma clara e precisa proporcionando a todos os envolvidos (proprietários, sócios e acionistas) o acompanhamento do processo de desenvolvimento dos planos, para tomada de decisões seguras, de acordo com o que foi planejado.


No módulo 5, “Contabilidade Geral do Agronegócio”, do MBA Gestão do Agronegócio, o aluno tem acesso a um conjunto de práticas e técnicas destinadas a fornecer aos gestores informações financeiras. Isso os ajuda a tomar decisões e manter um controle em um universo que só tem a crescer nos próximos anos, o do agronegócio. Quer ser um dos líderes do mercado agro, aprender a interpretar dados e tomar as melhores decisões? Então, vem pra FGI! Basta clicar aqui.