top of page

Contabilidade para Agrotechs: entenda sua importância


Agrotechs são startups focadas em soluções tecnológicas para o agronegócio que vêm revolucionando o campo com inovações de ponta. O maior diferencial das empresas do tipo agrotech é o desenvolvimento de tecnologia voltada para a agropecuária. Então, as atividades dessas startups giram em torno de procurar novas ferramentas para otimizar o serviço de agricultores e criadores.


Para isso, elas criam softwares voltados para a gestão agrícola, pesquisam como a internet das coisas pode ser aplicada nesse setor e buscam aperfeiçoar a agricultura de precisão. Essas empresas também investem bastante na robótica. As áreas de atuação mais comuns são IoT (Internet of Things), softwares de gestão agrícola e agricultura de precisão, mas também há startups focadas em consultoria, educação, segurança alimentar, robótica e produtos agropecuários.


O crescimento expressivo do setor nos últimos cinco anos se deve muito às novas tecnologias, que aumentaram a produtividade. Para fazer com que essas empresas cresçam, além do investimento em tecnologia, é necessário apostar também na contabilidade, que é pensada especificamente para atender às necessidades fiscais, financeiras, trabalhistas e societárias dessas startups voltadas ao agronegócio.


São inúmeras possibilidades de atuação, modelos de negócio e soluções que essas startups podem desenvolver para o agronegócio. Para cada uma dessas categorias, a gestão contábil precisa ser adequada à realidade da empresa desde a abertura. Por isso, nada melhor do que contar com serviços contábeis direcionados para empresas de inovação no setor agropecuário.


Além de permitir conhecer a realidade econômica do empreendimento, com a organização de informações relacionadas aos ativos e passivos, auxilia a empresa a visualizar quais são os pontos positivos e negativos do negócio. Assim, é possível planejar e adotar estratégias que visem à melhora dos resultados, permitindo que o empresário adote um planejamento econômico e estratégico baseado nas informações geradas pelo próprio negócio e organizadas por um profissional qualificado para esse tipo de trabalho.


O setor contábil se encontra em constante expansão, buscando justamente se adaptar a essas novas perspectivas e realidades do mercado. A profissão encontrou também seu lugar nas agrotechs, que só tendem a crescer e se desenvolver nos próximos anos. Por isso, é fundamental que sejam formados profissionais qualificados, prontos para atuarem no setor.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page