Contador x Contabilista: qual a diferença?


Serviços de contabilidade são indispensáveis para que uma empresa mantenha sua vida financeira saudável. Atualmente praticamente todas as empresas necessitam dos serviços contábeis de um profissional da área. Mas, nesse caso, seria um contabilista ou contador? Muitas pessoas não sabem ao certo a diferença. No texto de hoje, vamos esclarecê-las. Fique com a gente!


O contador é o indivíduo que se torna bacharel em Ciências Contábeis ou que possui diploma de curso superior na área. Desde junho de 2015, por regulamentação específica da profissão, somente os bacharéis em Ciências Contábeis podem obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).


O contador pode trabalhar em diversas áreas, como gestão de empresas, controladoria, mercado de seguros, auditoria, perícia, serviço público e outras. Ao mesmo tempo em que pode assessorar a abertura e o fechamento de empresas, recomendando o enquadramento tributário mais adequado, ele realiza atividades burocráticas (apuração de tributos, elaboração de balanços e outros relatórios contábeis) e é fundamental na tomada de decisões. Todas as funções do contador estão descritas na Resolução nº 560/83.


Já o termo “contabilista” é uma maneira geral de se referir aos profissionais de Ciências Contábeis. Não importa que seja bacharel, técnico ou auxiliar. Todos eles são contabilistas, pois pertencem à área da contabilidade em geral. Na linguagem popular, o termo “contabilista” é utilizado erroneamente para designar o técnico contábil. Mas, como acabamos de pontuar, é uma referência ao profissional que exerce a prática contábil de modo genérico.


Para evitar a confusão com o termo, o Conselho Federal de Contabilidade, em 2010, determinou que se use o termo “profissional da contabilidade” para designar a categoria mais genérica, que engloba todos os profissionais. Ainda que muitos chamam o Dia do Profissional da Contabilidade de Dia do Contabilista, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sugere a substituição formal do termo.


E quais são as atribuições do contabilista? O Decreto-lei nº 9.295/46, que cria o Conselho Federal de Contabilidade e define as atribuições dos profissionais de Ciências Contábeis, traz em seu artigo 25 os trabalhos técnicos que o profissional exerce.


Considerando as particularidades apresentadas acima, é possível dizer que todo contador é contabilista, mas nem todo contabilista é contador. O termo contabilista, por ser geral, abrange também os técnicos e auxiliares de Contabilidade.