Criatividade e ecossistemas colaborativos


A criatividade é o ato de transformar o que já existe por meio de ideias novas e imaginativas, produzindo algo inédito. Pode ser caracterizada como a habilidade de perceber o mundo à nossa volta em prol de encontrar pontos de vista ainda não explorados, fazer conexões entre assuntos aparentemente não relacionados e gerar soluções.


Além disso, a criatividade é conhecida por ser uma característica com forças mistas, surgindo a partir dos nossos próprios recursos pessoais — como conhecimento, informação, inspiração — e todos os fragmentos de experiência que coletamos ao longo da vida. No meio dos negócios, onde a liderança precisa ser exercida e nem sempre todos os recursos estão disponíveis, utilizar a criatividade sempre é uma boa alternativa.


É válido lembrar que ela também corrobora para ecossistemas mais colaborativos dentro das empresas. Um ecossistema colaborativo se trata de redes de apoio, que funcionam como parceiras de uma empresa. A centralização de todos os serviços não é mais uma opção viável para os negócios e a transformação digital indica que esse novo modelo de trabalho em conjunto colabora principalmente para otimizar um produto/serviço.


Imagine, por exemplo, que para construir um notebook no Brasil sejam necessárias 10 peças. Infelizmente, a sua empresa não possui recursos suficientes para produzir todos esses materiais, sendo viável realizar um sistema de ecossistema colaborativo para que outros negócios de fora do país participem dessa criação e entreguem os materiais que faltam na produção. Em situações mais cotidianas e simples de resolver, a criatividade é uma saída barata e rápida, demandando apenas a união dos colaboradores em prol da solução.


No módulo ‘Criatividade e ecossistemas colaborativos' do MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende como a construção de um ecossistema colaborativo eficiente pode otimizar o pensamento criativo de uma equipe. Com duração de apenas 18 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.