Cultura da Soja: o que é e qual a sua importância

A cultura da soja tem grande importância para a economia mundial, devido às suas várias possibilidades de aplicação e por ser considerada a principal fonte de renda de muitas propriedades brasileiras.


Na indústria alimentícia, por exemplo, ela é usada como matéria-prima na produção de massas, chocolates, óleos, margarinas e maioneses, além de diversos outros alimentos. Um dos seus componentes é a lecitina, que é usada na produção de salsichas, sorvetes, barras de cereais, entre outros produtos. O elemento atua como um emulsificante, componente que varia entre as texturas plástica e fluida, dando consistência aos alimentos.


A sua aplicação na indústria química varia, podendo ser utilizada na composição de plásticos, lubrificantes, vernizes, tintas, adesivos, cosméticos e solventes. O grão também faz parte da produção de biodiesel. Além disso, sua aplicação se estende à indústria de alimentação animal, sendo o farelo da soja o principal componente de rações.


Sendo assim, os grãos podem ser utilizados na alimentação humana, além de ser matéria prima para a produção de farelo e óleo. O farelo é um ingrediente importante para a nutrição animal.


Além do uso em rações, também é encontrado em produtos não alimentícios como, por exemplo, cola para madeira. E o óleo tem grande importância na produção de produtos para cozinha (óleo, margarina e sorvete), medicamentos e biodiesel.


Do total produzido de soja, 93% é destinado para o processamento do complexo soja e 7% para outros produtos, dentre elas cosméticos, indústria farmacêutica, adubação, adesivos, revestimentos, tintas e plásticos. Esses fatores, entre outros, fazem com que a cultura da soja seja amplamente difundida, responsável por alavancar o PIB do país, em conjunto com as demais cadeias do agronegócio.


Mas por que a sua utilização é tão extensa e versátil? Os principais motivos para isso são o elevado teor de óleo e também proteínas. Sem contar que, enquanto matéria-prima, ela tem um padrão, podendo ser produzida e negociada por diversas nações, apresentando alta liquidez e demanda.


A cultura da soja também pode ser responsável pela alavancagem da sua carreira. A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.







whatsapp-logo-1.png