• Faculdade de Gestão e Inovação

Rentabilidade: descubra quais foram os melhores investimentos do semestre


O primeiro semestre de 2020 foi marcado por mudanças atípicas no mercado financeiro, causadas principalmente pelo avanço do corona vírus no mundo. Tal acontecimento desencadeou transformações que serão sentidas nos próximos anos.

Com a chegada da doença no país, no mês de março, as ações das empresas caíram drasticamente. A maior parte do vendaval, de aversão ao risco nas alturas, aconteceu entre os dias 9 e 18 de março.

Aqui no Brasil, entre apenas oito pregões, numa sequência inédita, o circuit breaker precisou ser acionado seis vezes na B3. Isso acontece quando o índice Ibovespa entra em queda livre de 10%, e os negócios são congelados para evitar a deterioração dos preços de ações.

Após esse evento, algumas empresas conseguiram resgatar seu valor de mercado e estão crescendo até mais que antes. Curioso, não é mesmo? O crescimento delas continua mesmo em tempo de crise. Somado a esse evento, em junho, a taxa selic caiu para 2,25% ao ano, o que deixa os investimentos em renda fixa não tão vantajosos como antes.

Diante desse cenário, quais foram os investimentos mais rentáveis do primeiro semestre de 2020?

Renda Fixa

Segundo dados da Economatica e Bloomberg, na renda fixa, o CDI teve variação de 1,74% no semestre, enquanto a poupança rendeu 1,20% no período. É válido lembrar, que com a queda da taxa selic, a poupança não é indicada para os investidores. Sendo assim, na renda fixa, os investimentos mais rentáveis foram os CDB de liquidez diária, LCI e LCA e Tesouro Direto. Normalmente indicados para valores que necessitam de liquidez rápida e/ou perfil de investidor conservador.

Renda Variável

Em um cenário como esse, onde a renda fixa não é mais lucrativa como já foi, a renda variável ganhou destaque entre os investidores. Com o aumento do dólar, o contrato de ouro negociado na Bolsa brasileira (de 250 gramas) disparou, dado que sua cotação incorpora a variação cambial.

Segundo Daiane Reis, assessora de investimentos do escritório Monte Bravo, o ouro é um ativo considerado livre de risco, um porto seguro para os investidores, e em momentos de crise como o atual, tende a se valorizar. Dentre os investimentos mais rentáveis neste primeiro semestre do ano na renda variável, se destacam:

● Itaú - ITUB4

● Bradesco - BBDC4

● Taesa - TAEE11

● Equatorial Energia - EQTL3

● Rumo - RAIL3

● Lojas Renner - LREN3

● Lojas Americanas - LAME4

● Magazine Luiza - MGLU3

● Grupo Guararapes - GUAR3

● Via Varejo - VVAR3

É válido lembrar que os investimentos em renda variável envolvem riscos, por isso é fundamental utilizar estratégias para amenizá-los. Além disso, essa lista não é uma indicação de rentabilidade no futuro, pois o mercado é volátil.

0 visualização

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Sala 610 A e 614 B

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães