top of page

Dicas para criar uma rotina de estudos para o vestibular


A rotina de estudos é uma forma de direcionar o dia a dia do estudante na preparação para as provas de vestibular. Estabelecer regras e horários para as atividades traz disciplina para o aluno e contribui muito com o seu desempenho escolar. Mas como criar uma rotina de estudos eficaz e que traga bons resultados? No texto de hoje, vamos falar mais sobre o assunto. Fique com a gente.


1. Estabeleça um local para estudar

O espaço onde você estuda precisa ser o mais silencioso possível, sem a possibilidade de distrações e barulhos. Além disso, é bom que seja bem iluminado e arejado. Para completar, uma mesa e cadeiras confortáveis, Internet e materiais necessários também precisam estar presentes.


2. Monte um cronograma

O cronograma de estudos é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar a organizar o tempo de estudo. Sabe o calendário semanal que você criou com todas as suas atividades? Acrescente também as matérias que pretende estudar por dia. Tente intercalar disciplinas em que você tem mais facilidade com aquelas que te exigem mais esforço.


3. Estude sempre no mesmo horário

Na hora de montar a sua rotina de estudos, o ideal seria manter horários fixos para cada uma das atividades do seu cronograma, de modo que o seu cérebro se acostume a realizá-las.


4. Encontre seu método de estudo

A forma de aprender, revisar e memorizar conteúdos pode variar de pessoa para pessoa. Alguns estudantes têm facilidade em ler e compreender o texto sem a necessidade de anotações, já outros precisam escrever o que foi lido para que possam entender melhor. Há também aqueles que assimilam melhor o conteúdo desenhando, como mapas mentais.


Encontre a maneira de estudar que seja mais adequada ao seu estilo para que o aprendizado seja facilitado. Se você não encontrou a sua, vá testando as diferentes possibilidades até encontrar uma ou duas que lhe tragam maior confiança durante o estudo.


5. Cuide da sua saúde física e mental

Saiba separar a hora de estudar e o momento de descansar. Ficar com a cara nos livros ou estudando na internet noite adentro não faz bem para a saúde, sobrecarregando o corpo e a mente. Pratique esportes sempre que possível e determine um tempo para o lazer.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page