top of page

Dólar Ptax: descubra o que é e como pode te afetar


Quem faz compras no exterior com cartão de crédito já deve ter visto esse nome: Ptax. Trata-se de uma taxa usada para calcular, em reais, o preço dos gastos internacionais. Mas de onde veio essa taxa? E o que é o dólar Ptax? No texto de hoje vamos falar mais sobre o assunto.


A PTAX é uma taxa que representa a taxa de câmbio. Ou seja, o preço de uma moeda estrangeira em relação a nossa moeda brasileira, o real. O dólar PTAX, no caso, expressa quanto vale o real brasileiro em relação ao dólar americano. O famoso “preço do dólar”.


Ao falarmos de taxa de câmbio, isso inclui diversas taxas diferentes, como o dólar turismo e o dólar comércio. Já a taxa Ptax é uma média de todas as taxas de conversão Real X Dólar praticadas no mercado durante o dia, e é calculada pelo Banco Central. Assim, a Ptax é uma taxa de referência para operações em moeda estrangeira que são realizadas no Brasil.


Não será a Ptax que corresponderá ao valor pago na fatura do seu cartão de crédito, se você fizer uma realizada fora do país; mas ela será usada como base pela instituição financeira emissora do cartão. É válido salientar que o dólar Ptax não é uma taxa obrigatória: ela serve como referência para as instituições financeiras que trabalham com câmbio.


Além de compras internacionais, o Dólar Ptax também é utilizado como referência para operações de importação e exportação no mercado global (compra e venda de commodities por grandes exportadoras brasileiras, por exemplo). Além de inúmeros investimentos financeiros, como fundos atrelados ao dólar ou mesmo instrumentos mais sofisticados, como derivativos.


A taxa Ptax é calculada diariamente pelo Banco Central com base na média das taxas de compra e venda praticadas pelos bancos brasileiros. Ou seja: existem várias empresas e pessoas comprando e vendendo dólar no Brasil ao longo do dia. A Ptax é uma média dessas operações. Isso significa que a Ptax está ligada diretamente às oscilações do dólar. Quando o dólar passa por um dia de alta, ela tende a também aumentar e vice-versa.


Além de afetar o custo de viagens internacionais e compras feitas em dólar, a Ptax também tem impacto no preço de produtos importados. Para ficar mais claro: um produto produzido em outro país é comprado por revendedores brasileiros em dólar para depois ser revendido em reais.


Como, normalmente, o dólar Ptax é a taxa usada, quanto maior ela ficar, maior tende a ser o custo do produto em questão no Brasil. Por fim, vale lembrar: a cotação do dólar Ptax é diferente das cotações do dólar turismo e comercial.




WhatsApp.svg.webp
bottom of page