E-commerce, Marketplace e Gestão de Máquinas de Vendas


O marketplace é um modelo de negócio conhecido como uma espécie de shopping center virtual. É considerado vantajoso para o consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, facilita a procura pelo melhor produto e melhor preço. Já e-commerce é uma loja online em que uma única marca vende seus produtos e cuida de todo o processo, desde a compra até a entrega. A marca só vende ao consumidor o que ela tem em seu estoque próprio e que faz parte de seu rol de produtos.


No agronegócio, ambos os meios de vendas estão ganhando cada vez mais força e presença no país. A inesperada pandemia da Covid-19 acelerou a mudança de um hábito do consumidor: a substituição de compras em lojas físicas pelas plataformas de e-commerce. Segundo uma pesquisa realizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o volume de compras virtuais cresceu, apenas em 2020, 98,74% no país e ultrapassou R$ 9,4 bilhões em faturamento.


De roupas à feira semanal, quase tudo passou a ser comercializado virtualmente. A cadeia do agronegócio brasileiro que, de maneira geral, já experimentava o aumento gradativo do uso de canais de vendas digitais, observou um período de crescimento exponencial. No entanto, esse ritmo de crescimento poderia ter sido mais forte se não fossem os problemas com infraestrutura, segurança digital e na experiência do usuário com as plataformas.


Além disso, em uma pesquisa organizada pela Mackinsey, duas informações relevantes podem ser apresentadas aqui. A primeira delas é que mais de 33% dos agricultores já estão dispostos a comprar insumos online nas próximas duas safras. Isso mostra que o mercado do agronegócio não só vende, mas também consome online. A segunda delas é que mais de 77% dos produtores rurais usam WhatsApp todos os dias para resolver questões relacionadas à fazenda. Hoje, o WhatsApp também se tornou uma ferramenta de vendas muito importante, que pode e deve ser explorada pelos produtores.


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